O Sindicato Nacional destacou as pautas específicas de interesse da categoria como indenização de transporte, paridade entre ativos e aposentados, criação da mesa específica, entre outras
Na tarde desta quinta-feira (20), o SINAIT, representado pela Diretora da entidade Rosa Jorge, participou da 1ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2025, promovida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT/MGI).
O encontro foi coordenado pelo secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijó, e reuniu diversas entidades representativas dos servidores públicos. A reunião faz parte do processo de diálogo entre governo e servidores públicos, que busca discutir e avançar na pauta de reivindicações, protocolada em 2024, e que não teve andamento, por isso foram mantidas na pauta apresentada em 2025, como itens pendentes. As discussões duraram mais de cinco horas.
Entre as pautas cobradas pelo SINAIT e as demais entidades estão a *Abertura imediata de Mesas Específicas para as categorias de servidores que não tiveram negociação no ano de 2024; Discutir nova normatização para o pagamento da indenização de transporte para uso de veículo próprio no exercício da atividade pública, que está congelada há 30 anos no valor de R$ 17,00 (Decreto nº 3184/1999);* A regulamentação da Convenção da OIT nº 151; Equiparação dos benefícios para os servidores dos Três Poderes; Contratação de servidores exclusivamente pelo Regime Jurídico Único – RJU, entre outras.
No início da reunião, a diretora do SINAIT pediu ao Secretário a criação urgente da Mesa Específica de Negociação para discutir a pauta de interesse da carreira dos Auditores Fiscais do Trabalho. Feijóo respondeu que a Mesa será criada e que será definida uma data para a realização da primeira reunião.
Rosa Jorge cobrou ainda do Secretário Feijóo o reajuste para a indenização de transporte ao que ele respondeu que os estudos estão avançados sobre esse assunto e que em breve irá apresentar ao SINAIT.
Em relação à pauta unificada, o Secretário pediu aos representantes que detalhassem melhor as necessidades contidas nos pleitos.
Manifestação em frente ao prédio
Durante a reunião, um ato público unificado do funcionalismo federal foi realizado em frente ao Anexo do Bloco F, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.