AFT Lucas Reis defende tese de doutorado na Panthéon-Sorbonne sobre os sistemas de inspeção do trabalho brasileiro e francês


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
26/02/2025



O Auditor Fiscal do Trabalho Lucas Reis defendeu sua tese de doutorado na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro. Escrita e defendida em francês, a tese na área do Direito Administrativo do Trabalho busca compreender, a partir de uma análise comparativa dos sistemas de inspeção do trabalho brasileiro e francês, as disfuncionalidades causadas pelo atual modelo de organização produtiva e pela crise do conceito de subordinação jurídica nos sistemas de inspeção de cada um dos dois países.

Também analisa a lei francesa do dever de vigilância e conclui que se faz necessária a criação de mecanismos que possibilitem a atuação dos sistemas de Inspeção do Trabalho na produção em cadeia. “A tese foi aprovada com nota máxima e com menção honrosa”, informa Lucas Reis.

Os dirigentes do SINAIT parabenizam o colega Lucas Reis pela conquista e pela relevante contribuição acadêmica. “Sua pesquisa, ao abordar os desafios do sistema de inspeção do trabalho no Brasil e na França, fortalece a busca por melhorias na fiscalização e na proteção dos trabalhadores, e reflete diretamente na construção de relações laborais mais justas e seguras”, ressaltam os dirigentes sindicais.  

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.