SINAIT busca apoio do deputado Bohn Gass (PT-RS) para reajuste salarial e convocação de excedentes do concurso

A diretora do Sindicato Maria Teresa Pacheco Jensen esteve também com o deputado Tadeu Veneri (PT/PR) para agradecer o apoio recebido na pauta do bônus de eficiência da categoria


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
18/03/2025



A diretora do SINAIT Maria Teresa Pacheco Jensen esteve com o deputado Bohn Gass (PT-RS), nesta terça-feira, 18 de março, para tratar do reajuste do vencimento básico dos Auditores Fiscais do Trabalho e da convocação de mais 900 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para a Carreira da Auditoria Fiscal do Trabalho.

Maria Teresa reforçou a necessidade de incluir o reajuste salarial dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 e na Medida Provisória (MPV) 1286/2024, que trata da reestruturação de carreiras no serviço público federal. “Nossa categoria acumula uma defasagem salarial superior a 27% nos últimos anos, enquanto outras carreiras obtiveram reajustes”, informou ao deputado a dirigente sindical.

Ela disse ainda que para corrigir essa distorção, foram apresentadas emendas prevendo reajuste de 9% em junho de 2025 e mais 9,2% em abril de 2026, para garantir isonomia com carreiras similares, como a Advocacia-Geral da União (AGU).

Além disso, a diretora do SINAIT solicitou o apoio do deputado para a convocação de mais 900 candidatos aprovados no CPNU, além dos 900 já previstos no edital, visando reverter o déficit e fortalecer a fiscalização do trabalho no país. “Temos urgência na recomposição do quadro da Auditoria-Fiscal do Trabalho, que opera com menos de 1.800 auditores na ativa – o menor efetivo dos últimos 30 anos”, disse Maria Teresa.

Bohn Gass se comprometeu a ajudar a categoria, e disse que irá fazer gestões junto ao MGI para viabilizar as demandas do SINAIT.

Agradecimento

Maria Teresa também esteve com o deputado Tadeu Veneri (PT/PR) e o assessor do parlamentar, Dilson Santarém, para agradecer pelo apoio recebido na pauta do bônus de eficiência para a categoria, regulamentado no fim de 2024.

Indenização de transporte e mesa de negociação

Durante o encontro com Tadeu Veneri, Santarém informou que o deputado fez uma emenda à Medida Provisória MP 1286 para o reajuste da Indenização de Transporte dos Auditores-Fiscais do Trabalho, que acabará beneficiando os demais servidores do Executivo Federal que utilizam este recurso.

O deputado se comprometeu ainda a fazer gestões junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para abertura da mesa de negociação com os Auditores-Fiscais do Trabalho, pelo reajuste do vencimento básico da categoria ainda em 2025


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.