Em reunião com aprovados no concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, na manhã do dia 14 de março, nas dependências do hotel Radisson, dirigentes do SINAIT falaram sobre a construção da carreira e todas as dificuldades enfrentadas para alcançar o atual patamar de reconhecimento e valorização.
Bob Machado, presidente do SINAIT, explicou que todo o prestígio, valorização e o reconhecimento foram frutos de muita luta ao longo dos anos de colegas que construíram a carreira como ela é atualmente. “Outras Inspeções do Trabalho no mundo não possuem a mesma valorização. Somos considerados carreira Típica de Estado, somos autoridades trabalhistas e conseguimos um dos maiores concursos da história da Inspeção do Trabalho. Tudo isso com o trabalho do Sindicato Nacional e o apoio da categoria”.
O Delegado Sindical do SINAIT no Pará, Raimundo Barbosa, garantiu o apoio aos novos Auditores e disse que o SINAIT está tomando as providências cabíveis para todas as demandas que chegaram a respeito dos problemas no concurso. “Estou em contato com o grupo de aprovados do estado do Pará e à disposição para ajudá-los a solucionar as demandas”.
Para a diretora Rosa Jorge, é uma grande satisfação receber tantos novos Auditores na carreira, que representa a luta de mais de uma década. Lembrou da pesquisa do Ipea a pedido do SINAIT, que apontava a necessidade de 8 mil Auditores para atender a demanda existente em 2012. Atualmente, temos 3.644 cargos, sendo que 1802 estão vagos. Para tentar reverter essa situação já fizemos diversas denúncias à OIT, muitas reuniões com ministros e demais autoridades, contratamos pareceristas para mostrarmos a necessidade de um concurso com um número grande de vagas, fizemos plantão em gabinetes de parlamentares, autoridades competentes, ministros do MTE e MGI.
Rosângela Rassy falou sobre a época em que ingressou no concurso e, que estava grávida, na mesma situação de algumas aprovadas. Segundo ela, precisou fazer algumas escolhas, mas conseguiu levar a carreira e a maternidade. “Espero que o seu ingresso e das demais seja tranquilo e sem maiores dificuldades”.
Vera Jatobá, diretora do SINAIT, destacou que o trabalho árduo e a contribuição dos Auditores Fiscais do Trabalho foram decisivos para a construção da carreira com todas as atribuições que atualmente fazem parte da missão do Auditor. “Uma luta sempre antecede outra, não há fim no trabalho sindical. Estamos sempre buscando solucionar demandas e melhorar as condições de trabalho”.
Os aprovados apresentaram-se e falaram um pouco de suas expectativas e da alegria e realização que foi ser aprovado em um concurso tão concorrido para uma carreira federal do nível da Auditoria Fiscal do Trabalho.
“A realização de um sonho de toda a minha família”, “Vou me realizar profissionalmente”, foram algumas das frases ditas com muita emoção pelos aprovados presentes à reunião.