O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora da entidade Maria Teresa Pacheco reuniram-se com os deputados federais Alfredinho (PT-SP) e Toninho Wandscheer (PP-PR). Na pauta, o reajuste do vencimento básico da carreira e a convocação imediata do cadastro reserva dos aprovados para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. Os encontros ocorreram nos gabinetes dos parlamentares, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O presidente Machado explicou a importância de incluir o reajuste do vencimento básico dos Auditores Fiscais do Trabalho no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 e na Medida Provisória (MP) 1.286/2024, que trata da reestruturação de carreiras no serviço público federal. “A carreira está com uma defasagem salarial superior a 27% nos últimos anos, enquanto outras carreiras obtiveram reajustes”.
Declarou ainda que o Sindicato Nacional visa sanar essa defasagem por meio de apresentações de emendas propondo reajuste de 9% em junho de 2025 e mais 9,2% em abril de 2026, a fim de manter a isonomia com as carreiras similares, a exemplo, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Machado pediu também o apoio dos deputados Alfredinho e Wandscheer para a convocação imediata do cadastro reserva previsto no edital do concurso público de 2024 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. O objetivo é sanar o déficit e fortalecer a fiscalização do trabalho no país. “É importante a recomposição do quadro, que constam com menos de 1.800 auditores na ativa – o menor efetivo dos últimos 30 anos”.
Os deputados Alfredinho e Toninho Wandscheer empenharam apoia à categoria. Declararam ainda que farão gestões junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a fim de garantir o desenvolvimento das demandas do SINAIT.