O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora Maria Teresa Pacheco Jensen buscaram nesta terça-feira, 18 de março, o apoio do senador Fabiano Contarato (PT-ES) para incluir no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 e na Medida Provisória - MP 1286/2024, recursos para o reajuste do vencimento básico dos Auditores Fiscais do Trabalho.
A defasagem salarial dos AFTs já ultrapassa os 27%. O SINAIT, por meio de parlamentares, apresentou emendas propondo reajuste de 9% em junho de 2025 e mais 9,2% em abril de 2026, para garantir a equiparação com carreiras similares.
Os dirigentes sindicais também pediram ao senador para atuar pela convocação de mais 900 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O quadro de Auditores Fiscais do Trabalho, que conta hoje com menos de 1.800 profissionais na ativa, é o menor dos últimos 30 anos.
“Precisamos da convocação imediata dos excedentes aprovados no concurso. Os 900 já previstos no edital serão insuficientes para atender as demandas da Inspeção do Trabalho”, alertaram.
Contarato demonstrou apoio às demandas e se comprometeu a buscar ajuda para a categoria.