SINAIT pleiteia convocação do cadastro reserva e o reajuste do vencimento básico para a carreira em trabalho parlamentar


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
20/03/2025



Em trabalho parlamentar, na Câmara dos Deputados, o presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora da entidade Maria Teresa Pacheco pleitearam apoio para a convocação imediata do cadastro reserva dos aprovados para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho 2024-2025 e o reajuste do vencimento básico para a carreira. Nas interlocuções, ocorridas na quarta-feira, 19 de março, reuniram-se com os deputados federais Stélio Dener (Republicanos-RR), Paulão (PT-AL), Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e a assessora da deputada Ana Pimentel (PT/MG), Taiandre Nunes Cardozo.

O presidente defendeu a convocação imediata do cadastro reserva, em razão da defasagem do quadro atual dos Auditores Fiscais do trabalho que está com menos de 1.800 profissionais na ativa. “É importante a convocação dos excedentes porque os 900 chamados para o curso de formação não serão suficientes para suprir a demanda da Inspeção do Trabalho”.

Machado explicou também que a carreira sofre com uma discrepância salarial que ultrapassou os 27%. Em razão disso, pleiteia apoio a fim de incluir no Projeto de Lei Orçamentário (PLOA) de 2025 e na Medida Provisória (MP) nº 1.286-2024, recursos para o reajuste do vencimento básico dos Auditores Fiscais do Trabalho. 

O presidente disse que, o Sindicato Nacional, com apoio de parlamentares parceiros da categoria, apresentou emendas propondo reajuste de 9% em junho de 2025 e mais 9,2% em abril de 2026, para garantir a equiparação com carreiras similares.

Os deputados Stélio Dener, Paulão e a deputada Professora Luciene Cavalcante declararam apoio aos pleitos do SINAIT.


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.