Encontro com o parlamentar ocorreu na sede da Delegacia Sindical de Santa Catarina, nesta segunda-feira (24)
Dirigentes sindicais do SINAIT, da Anfip e do Sindifisco de Santa Catarina, que integram a Comissão dos Trabalhos pela Proposta de Emenda à Constituição - PEC 6/24 (PEC Social), receberam o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), nesta segunda-feira, 24 de março. O parlamentar esteve na sede da Delegacia Sindical do SINAIT, em Florianópolis, a convite dos integrantes da entidade. Participaram também da reunião o diretor do SINAIT Antônio Carlos Costa e Auditores Fiscais do Trabalho aposentados e ativos. Eles buscam o apoio do parlamentar para colocar em votação a proposta que extingue, progressivamente, a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público.
“O deputado se comprometeu a apresentar o pedido de apensamento da PEC 6 à PEC 555/06, manifestando total apoio à causa. Inclusive, no sentido de buscar apoio do presidente da Câmara, o deputado Hugo Mota (Republicanos/PB)”, informam os dirigentes sindicais.
Concurso
Na ocasião, o diretor do SINAIT Antônio Carlos conversou com Uczai sobre a necessidade da convocação imediata do cadastro reserva dos aprovados no concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. Disse que o número de auditores em nível nacional e local é insuficiente para atender às demandas da fiscalização trabalhista.
O deputado informou que já recebeu alguns pedidos neste sentido e solicitou informações mais detalhadas, demonstrando interesse e preocupação com o assunto. Uczai disse que vai solicitar uma reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para tratar desta pauta.
A contratação dos 900 novos Auditores Fiscais aprovados no Concurso Público Nacional Unificado 2024-2025 representa aproximadamente 25% do total da carreira, 3.644 cargos. Mesmo com a nomeação, o déficit continuará elevado, o que reforça o empenho do SINAIT também em atuar pela convocação de todos os aprovados no cadastro reserva.