A ascensão dos temas do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho na sociedade brasileira, bem como a possibilidade de retomada do debate no Congresso Nacional com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 8/2025, protocolada com um número expressivo de assinaturas (234 deputados federais), levou o Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) do Instituto de Economia da Unicamp, a Remir e o Dieese, o GEPT do Departamento de Sociologia da UnB, juntamente com o site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate”, a lançarem o presente edital para a composição de um dossiê sobre esse tema.
O objetivo é estimular o debate e abrir espaço para novas visões e diferentes abordagens sobre essas questões. O propósito principal é construir argumentos que contribuam para reforçar a agenda do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Assim, são bem-vindos artigos e/ou ensaios fundamentados em argumentos e reflexões que auxiliem na formulação de estratégias sociais para fortalecer as iniciativas de mobilização em andamento em torno dessas pautas.
O SINAIT manifestou seu total apoio ao fim da escala 6X1, objeto da PEC 8/2025, em editorial divulgado no dia 14 de novembro de 2024. Leia o texto aqui.
Os artigos poderão ser escritos por autores de diferentes áreas do conhecimento (Economia, Sociologia, Serviço Social, Direito, Psicologia, Medicina, História, sindicalistas, entre outras), podendo ter abordagens empíricas, teóricas e históricas. A autoria pode ser individual ou coletiva.
Processo de construção do dossiê:
Sugestões de temas e abordagens
Os artigos podem ter abordagens históricas, teóricas, empíricas ou ensaísticas, focando no fim da escala 6×1 e na redução da jornada de trabalho. Algumas dimensões possíveis incluem:
a) Econômicas – Impactos nos agregados econômicos, com destaque para a geração de trabalho e a produtividade.
b) Tecnologias – Transformações tecnológicas e seus efeitos sobre a jornada de trabalho.
c) Saúde do trabalhador – Relação entre jornada de trabalho, saúde física e mental.
d) Bem-estar e qualidade de vida – Organização da vida social, sociabilidade, família, lazer, entre outros aspectos.
e) Sindicais – Agenda sindical, mobilização e negociações coletivas.
f) Usos do tempo – Distribuição entre trabalho remunerado e não remunerado.
g) Estudo e qualificação profissional – Impactos da redução da jornada no acesso à educação e formação profissional.
h) Gênero – Relação entre jornada de trabalho e desigualdades de gênero.
i) Juventude – Reflexos da redução da jornada para jovens trabalhadores.
j) Etnia/raça/cor – Abordagens interseccionais sobre a jornada de trabalho.
k) Projeto “4 Days a Week” – Experiências internacionais de redução da jornada para quatro dias por semana.
l) Experiências internacionais – Casos de países que reduziram a jornada de trabalho.
m) Setores específicos – Impactos em categorias profissionais específicas.
n) Sustentabilidade ambiental – Relação entre jornada de trabalho e sustentabilidade.
o) Legislação e políticas públicas – Análises sobre marcos regulatórios e políticas de redução da jornada.
p) Estudos de casos: empresas que reduziram jornada sem redução de salários;
q) Estudos com dados agregados dos censos demográficos e das PNADC.
r) Estudos históricos
s) Outras áreas – Temas que não estejam contemplados acima poderão ser avaliados.
Comissão editorial
Os textos enviados serão avaliados por uma comissão editorial composta por Ana Cláudia Cardoso, Cássio Calvete, Dari Krein, Sadi Dal Rosso e membros das instituições promotoras do dossiê. Assim que forem aprovados, os textos serão publicados imediatamente.
As propostas e os artigos devem ser enviados para o e-mail [email protected]
Dúvidas também podem ser encaminhadas para esse endereço ou para as instituições organizadoras do dossiê.
Por fim, solicitamos o empenho de colaboração acadêmica para fortalecer essa importante agenda do trabalho: o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho.