DEN e CDS esclarecem dúvidas de convocados para o curso de formação que terá início na segunda-feira (31)


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
27/03/2025



Mais de 400 pessoas participaram da reunião da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) com os convocados para o curso de formação, em formato virtual, nesta quarta-feira, 26 de março. Na pauta, lutas da carreira, período de filiação ao Sindicato Nacional, convênios da entidade, como proceder em situação de vacância e muito mais.

De acordo com o presidente do SINAIT, Bob Machado, a reunião com os candidatos convocados para o curso de formação é um momento muito especial para o Sindicato Nacional. “Desejamos boas-vindas para vocês e estamos aqui disponíveis para atendê-los”. 

Na ocasião, Bob fez um histórico sobre a criação do Sindicato Nacional em 1988, as lutas da categoria, reivindicações e a atual luta pelo reajuste do vencimento básico, entre outros reajustes, como, por exemplo, da indenização de fronteira e de transporte, regulamentação do bônus de eficiência, entre outras demandas.

Após o histórico de luta, o presidente explicou as interlocuções realizadas pelo Sindicato Nacional em razão da queda do site no momento das inscrições para o curso de formação. “Entramos em contato com o MGI, Cebraspe e o Ministério do Trabalho e pedimos a prorrogação da inscrição e suporte imediato para debelar o problema no site”.

Explicou ainda que recorreu às autoridades para resolver as demandas das lactantes e grávidas que podem dar à luz no período do curso de formação. “Essas questões foram apresentadas pelo SINAIT. Garantimos espaço apropriado para amamentação, no entanto, aguardamos respostas para os outros assuntos”

Os aprovados perguntaram também sobre a formalização da filiação à entidade, planos de saúde disponíveis e o período de carência, transferência do regime estadual para o federal, pagamento do bônus de eficiência, manutenção da paridade/integridade para servidores federais que entraram no serviço público antes da Emenda Constitucional (EC) 41/2003, entre outros temas.

As interlocuções foram acompanhadas e respondidas pelos escritórios de advocacias que prestam assessoria ao SINAIT como Larissa Benevides do Fischgold Benevides Advogados, Diego Cherulli e Jean P. Ruzzarin. Além disso, os dirigentes da entidade informaram que os escritórios estão à disposição a fim de sanar dúvidas dos aprovados – que são servidores dos regimes estaduais e municipais. A orientação é que consultem a assessoria jurídica do Sindicato Nacional antes de fazer a migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC). 

Algumas das perguntas e respostas da reunião serão enviadas aos aprovados cadastrados ao hotsite souaft.sinait.org.br.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.