O diretor do SINAIT José Fontoura e representantes da Comissão de Aprovados do Cadastro Reserva, como, Cássio Raphael e Mateus Custódio reuniram-se com o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco Macena. Na pauta, o pedido de convocação dos aprovados do cadastro reserva do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho 2024-2025. Participou ainda do encontro, a assessora do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), Ana Setúbal, e o assessor de Assuntos Parlamentares e Federativos do MTE, Wyltenberg de Oliveira, entre outras pessoas da comissão. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 26 de março, no gabinete da Secretaria Executiva do MTE, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
José Fontoura reiterou a posição do Sindicato Nacional no sentido de convocar o cadastro reserva. “Há defasagem de Auditores Fiscais do Trabalho e o SINAIT faz gestões a fim de aumentar o número da categoria na ativa. Formalizamos o pedido ao Ministério do Trabalho e iremos a outras instâncias com esse fim”.
O secretário-executivo Macena explicou que o Ministério do Trabalho já solicitou a convocação, mas quem autoriza é o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Há restrição orçamentária, o ministério sofreu um grande corte e precisamos de mais orçamento. No entanto, o pedido para aumentar o efetivo já foi feito”.
Os representantes da comissão Cássio e Mateus explicaram a importância da convocação do cadastro reserva defendendo que o número atual dos aprovados não irá suprir a demanda, já que há 500 ativos que estão recebendo abono de permanência e podem se aposentar a qualquer momento.
Defenderam ainda a prerrogativa da carreira que além de atuar na questão social de proteção ao trabalhador também age no aporte financeiro, uma vez que a carreira, fiscaliza o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Ao final da reunião, o diretor José Fontoura reiterou o apoio do SINAIT para a convocação e o secretário-executivo Macena declarou apoio ao pleito.