Agenda - Fatos mais relevantes da semana no Congresso


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/05/2009




Esta semana o Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal - têm importantes agendas a cumprir. Alguns eventos dizem respeito aos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Para os Auditores Fiscais do Trabalho o fato mais importante será a sessão do Congresso Nacional prevista para quarta-feira, 13, que pode apreciar vetos presidenciais, entre eles o veto à Emenda 3, altamente prejudicial à Fiscalização do Trabalho e autonomia dos AFTs. A emenda traz efeitos nefastos para os direitos dos trabalhadores com a redução da competência dos AFTs para combater a informalidade.



Na terça-feira, 12, a Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho analisa a PEC 231/95, realiza audiência pública com a participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi; e com a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo. A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários é uma reivindicação do movimento sindical e pode gerar, imediatamente, mais de 3 milhões de postos de trabalho. Conjugada com a redução drástica ou eliminação das horas extras, o potencial de criação de empregos cresce muito mais, segundo analistas como Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea e pesquisadores do Dieese.



Precatórios


Na quarta-feira, a Frente Parlamentar dos Advogados realiza café da manhã para debater assuntos de interesse dos advogados. Em destaque, a PEC 351/09 (PEC 12 no Senado), que estabelece novas regras para o pagamento de precatórios. A proposta já foi aprovada no Senado. O evento começa às 8h30 no restaurante do 10º andar, do Anexo IV, da Câmara dos Deputados.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.