SINAIT participa do FSM, em Belém, com exposição e vídeo


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/01/2009



16-1-2009 – SINAIT


 


O SINAIT e a Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho do Pará - ASSINTRA estão inscritos para participar do Fórum Social Mundial 2009, que acontecerá em Belém (PA), de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Esta é a nona edição do FSM, que começou em 2001, em Porto Alegre (RS) e já aconteceu também fora do Brasil, de forma centralizada na Índia e no Quênia e de forma descentralizada em diversos países. Em Belém, as atividades serão nos espaços das Universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Federal do Pará (UFPA), que formam o que se chama de Território do FSM 2009. A organização do Fórum estima que mais de 80 mil pessoas e organizações do mundo estarão em Belém.


Diretores e funcionários do SINAIT e também Auditores Fiscais do Trabalho - AFTs do Pará participarão da Caminhada de Abertura no dia 27 às 15 horas (organizações do mundo inteiro fazem manifestações), da celebração de um Culto Ecumênico em Memória das Vítimas da Chacina de Unaí no dia 28 (data em que o crime completa cinco anos) e de uma oficina sobre o combate ao trabalho escravo no dia 29, juntamente com entidades que estão comprometidas com ações para a erradicação da chaga no Brasil e no mundo, como a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, o Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e Aprovação da PEC 438/2001 e a Comissão Pastoral da Terra.


A grade de programação do FSM ainda não foi finalizada pela organização do FSM. Acontecem inúmeras atividades paralelas e o Sindicato irá inscrever seus diretores em todas aquelas que apresentarem afinidades com o serviço público, mundo do trabalho e defesa dos Direitos Humanos. A cobertura da participação do SINAIT estará registrada diariamente no site da entidade. Um centro de imprensa facilita o trabalho de milhares de jornalistas que vêm de várias partes do mundo para acompanhar o Fórum.


 


Caminhada de Abertura


Os representantes das entidades que participar da Conatrae e da Frente Nacional participarão da Caminhada de Abertura do FSM de forma conjunta, organizados em uma ala que terá como tema o combate ao trabalho escravo. Faixas, bandeiras, banners e camisetas estão sendo providenciadas para identificar e caracterizar o grupo dentro da massa de pessoas que deverão participar desta atividade, tradicionalmente um espaço para manifestações culturais e protestos.


Panfletos de divulgação da oficina e da exposição fotográfica do SINAIT serão distribuídos durante a Marcha de Abertura para atrair o público.


A ASSINTRA está mobilizando os AFTs de Belém para participarem da Caminhada e já colherem assinaturas ao Abaixo-assinado pela votação e aprovação da PEC nº 438/2001 (veja abaixo).


 


Debate, exposição e vídeo


A oficina intitulada “Escravidão no Século XXI: Vamos acabar de vez com essa vergonha” será realizada no dia 29 de janeiro (quinta-feira), de 8:30 às 12:30, na Tenda Irmã Dorothy Stang. Serão três mesas de debates: “Panorama mundial e nacional”, “O que está em jogo” e “Erradicar”. Os Auditores Fiscais do Trabalho Jacqueline Carrijo (GO – Coordenadora de equipe do Grupo Móvel) e Francisco Luis Lima (PI – diretor do SINAIT e presidente da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho) participarão da primeira mesa, num recorte sobre o Brasil e a Amazônia, com mediação da atriz Dira Paes (Movimento Humanos Direitos), logo após a abertura do Ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.


As outras duas mesas contarão com participação de organizações internacionais e de representantes de entidades que atuam juntas nas ações de erradicação do trabalho escravo no Brasil. Luiz Machado (OIT) e o Senador José Nery (PSOL/PA) serão os mediadores dos debates.


Além de participar das atividades do FSM, o Sindicato Nacional levará para Belém a exposição fotográfica ESCRAVOS, com fotos do Auditor Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho (CE) e do fotógrafo João Ripper sobre o trabalho das equipes dos Grupos Especiais de Fiscalização Móvel. O filme “Frente de Trabalho”, produzido pelo SINAIT, com roteiro do jornalista Caio Cavechini, será exibido ao final dos debates. Materiais gráficos estão sendo finalizados em versões em português, espanhol e inglês para esclarecer o público presente ao FSM sobre a Fiscalização do Trabalho nesta área. A expectativa de público para a oficina é de 300 pessoas.


 


Coleta de assinaturas


A Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC nº 438/2001 vai mobilizar os participantes do FSM para que assinem o Abaixo-Assinado que será entregue ao Congresso Nacional pedindo a votação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 438/2001 (expropriação de terras) em segundo turno na Câmara.


As entidades integrantes do Fórum se revezarão numa tenda montada especialmente para coletar assinaturas ao documento. O SINAIT também participará desta atividade durante todos os dias do FSM.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.