Entidades Sindicais se unem pelo reajuste de benefícios dos servidores


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
27/05/2009



Duas cartas solicitando do governo agilidade nas negociações dos reajustes das diárias e dos tíquetes alimentação dos servidores do Executivo serão encaminhadas, nesta quinta-feira 28, ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP. Nas cartas os representantes das entidades sindicais ligadas ao Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro – MDEB solicitam também audiência com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para tratar de vários assuntos de interesse da categoria.


 


A decisão foi acertada em reunião, nesta quarta-feira 26, realizada pelo MDEB na Sede do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - SINAL. Na ocasião, o SINAIT foi representado pelo seu vice-presidente adjunto de Administração, Sylvio Barone.


 


Barone informou que a Assessoria Econômica do SINAIT, inclusive, promoveu estudo técnico sobre a discrepância das diárias pagas aos servidores do Executivo. O estudo aponta que a defasagem entre os valores pagos pelo Executivo e os valores cobrados pela rede hoteleira no país é de 177, 43%, sem considerar auxílio-alimentação e auxílio-transporte.


 


Os funcionários do Executivo recebem, em média, benefício com valores até quatro vezes inferiores ao dos poderes Legislativo e Judiciário.


 


Há nove anos não há reajuste no valor das diárias desses servidores. Muitos deles quando viajam costumam arcar com gastos para alimentação e táxi do próprio bolso, porque o valor da diária fornecido pelo governo está defasado, e paga somente a hospedagem nos estabelecimentos mais baratos.


 


A próxima reunião do MDEB está marcada para o dia 9 de junho, às 10h, na sede do Sinal, em Brasília. Caso as reivindicações não sejam atendidas a intenção é mobilizar a categoria para não viajar mais a trabalho. Dessa forma muitos serviços serão prejudicados, a exemplo da fiscalização do Trabalho na área rural e das ações do Grupo Móvel de Fiscalização, entre outros.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.