SRTE/CE intensifica fiscalização para combater trabalho infantil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
01/06/2009



A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará - SRTE/CE intensificou a fiscalização de combate ao trabalho infantil, na capital, Fortaleza e nas regiões do Cariri e Norte do estado, desde quinta-feira (28). A iniciativa faz parte das ações promovidas, ao longo desta semana pela SRTE, para lembrar o 'Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil', celebrado em 12 de Junho .


 


As ações visam também, conscientizar empregadores e familiares das crianças e adolescentes sobre aos malefícios do trabalho precoce.


 


Palestras, exposição fotográfica e o lançamento do vídeo “Erradicação do Trabalho Infantil: um sonho para se sonhar junto!", fazem parte da programação


 


Mais informações na matéria, abaixo , do MTE.


 


Campanha de combate ao Trabalho Infantil chega ao Ceará 


 


Ação da Superintendência do Trabalho e Emprego é em referência ao 10º aniversário da convenção l82 da OIT que trata da erradicação das piores formas de Trabalho Infantil


 


 


Ceará, 29/05/2009 - Combate e prevenção, essas são palavras de ordem na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) pela erradicação o Trabalho Infantil na 'terra de Iracema'. E em comemoração ao 'Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil', em 12 de Junho próximo, a Unidade Regional do Trabalho e Emprego no Ceará iniciou esta quinta-feira (28), a intensificação das ações de fiscalização, na capital, Fortaleza e nas regiões do Cariri e Norte do estado.


 


Para retirar do trabalho crianças e adolescentes com idade inferior à idade mínima permitida por lei e, posteriormente, encaminhá-las para a rede de proteção social à criança e ao adolescente, o órgão conta com o apoio do Setor de Inspeção do Trabalho da SRTE (Seint). As ações realizadas pela fiscalização da SRTE/CE visam também, conscientizar empregadores e familiares das crianças e adolescentes, quanto aos malefícios do trabalho precoce.


 


Além da intensificação da fiscalização, a SRTE elaborou uma vasta programação que segue até 12 de junho e que conta com parceria da Secretaria de Educação, Esporte, Trabalho e Ação Social; educadores de Escolas Públicas; Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e sindicatos e o Núcleo de Apoio a Programas Especiais da SRTE (NAPE).


 


Nesta quinta-feira foram apresentadas as palestras "Ações de Combate ao Trabalho e Infantil e Proteção a Trabalhador Adolescente" e "Exploração da Mão-de-Obra Infantil Feminina e as Piores Formas do Trabalho"; e foi lançado o vídeo "Erradicação do Trabalho Infantil: um sonho para se sonhar junto!", com a participação de adolescentes resgatados do trabalho através de ações fiscais e reinseridos no mercado de trabalho através do Projeto Aprendiz.


 


Apresentação da exposição fotográfica "Às vezes, crianças...", coletânea de fotografias captadas em ações fiscais, levada a faculdades, universidades e shoppings tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o Trabalho Infantil.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.