Crise - impacto no trabalho da mulher


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
02/06/2009




A crise econômica por que atravessa o mundo tem muitos aspectos a serem destacados, dentre eles, como as mulheres estão sendo atingidas no mercado de trabalho. Esta é a discussão que ocorrerá nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, por iniciativa da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), na Comissão Especial criada para analisar as consequências da crise no setor de serviços.


Segundo a deputada, as mulheres estão sendo mais atingidas pelo desemprego do que os homens. Além disso, tradicionalmente, elas ocupam mais postos de trabalho informais, como empregos domésticos, artesanatos, e em empresas familiares. No mercado de trabalho, o maior número de mulheres empregadas está no setor de serviços. Essa é uma situação preocupante frente ao fato de que nas últimas décadas as mulheres passaram a contribuir mais na renda familiar e cresce o número de mulheres que assumem o posto de chefe de família.


A Audiência Pública será às 14:30 de amanhã, 3-6, no Plenário 10. Participarão as seguintes convidadas: Drª Luana Simões Pinheiro, representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; Drª Fátima Rosa Naves de Oliveira Santos, representante do Ministro do Trabalho e Emprego; Drª Natália de Oliveira Fontoura, representante do IPEA e a professora Cecília Sardenberg, presidente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da Universidade Federal da Bahia.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.