Fique por dentro da agenda da Câmara, Senado e Congresso Nacional


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
09/06/2009



A semana nas Casas Legislativas não será muito movimentada, devido ao feriado de quinta-feira. Porém, as pautas das comissões têm muitas matérias aguardando votação. Na Câmara, apenas uma medida provisória obstrui a pauta, a MP 457-D/09. Da mesma forma, no Senado Federal o PLV 11/09, originado pela MP 459/09 tranca a pauta da Casa. 


Nas duas Casas tramitam proposições de interesse especificamente dos AFTs, como é o caso do PL 2.614/07, do deputado João Dado (PDT/SP), que isenta do pagamento do IPI incidente sobre veículos adquiridos pelos AFTs e demais servidores da administração tributária. Além disso, tramitam matérias que dispõem sobre assuntos de interesse dos servidores em geral, mas que também envolvem os AFTs.


O SINAIT acompanha de perto a tramitação dessas matérias e trabalha pela aprovação dos temas de interesse da categoria e de todos trabalhadores brasileiros.


Câmara


Apenas a MP 457-D/09, que dispõe sobre o parcelamento de débitos dos Municípios, obstrui a pauta. Os deputados terão que votar as alterações promovidas à MP no Senado. Apreciada esta matéria os deputados poderão votar outras proposições. O item 7 é o PLP 92-A/07, que define as áreas de atuação de fundações instituídas pelo poder público. O item 12 refere-se à PEC 457-B/05, que estabelece a aposentadoria compulsória do servidor público aos 75 anos de idade. O item 14 é a PEC 31-B/07, que trata da Reforma Tributária.


As sessões serão na terça-feira, 9, com Ordem do Dia às 16 horas e na quarta-feira, 10, a sessão será extraordinária, com Ordem do Dia às 9 horas.


Na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) o item 31 é o PL 2.614/07, do deputado João Dado (PDT-SP), que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre veículos adquiridos por fiscais de administrações tributárias federal, estaduais, distrital e municipais. Compreende-se como fiscais federais, os fazendários, os agropecuários e os do Trabalho. O relator é o deputado João Paulo Cunha (PT/SP), que apresentou Relatório pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária.


O item 47 trata-se do PL 897-A/07, do deputado Uldurico Pinto (PMN/BA), que isenta do pagamento de imposto de renda os servidores públicos que optarem por continuar em atividade, mesmo tendo cumprido as exigências para aposentadoria com proventos integrais. O relator, deputado Antônio Palocci (PT/SP) apresentou Relatório pela inadequação financeira e orçamentária.


Na quarta-feira, 10, a CFT volta a se reunir às 10 horas com as proposições remanescentes do dia anterior.


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), reunirá na terça-feira, 9, às 14h30. O item 51 é o PL 5.140/05, do deputado Marcelo Barbieri (PMDB/SP), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dispor sobre a execução trabalhista e a aplicação do princípio da desconsideração da personalidade jurídica. O relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), apresentou Relatório pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, nos termos do Substitutivo da CDEIC.


O item 129 trata do PL 5.710/01, do deputado Fernando Ferro (PT/PE), que acrescenta parágrafo à CLT, dispondo sobre a indenização em caso de rescisão do contrato de empregado eleito para cargo de dirigente sindical ou suplente. O relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) apresentou Relatório pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.


O item 140 refere-se ao PL nº 2.108/03, do deputado Walter Pinheiro (PT/BA), que dispõe sobre a proibição de entidades ou empresas brasileiras ou sediadas em Território Nacional estabelecerem contratos com empresas que explorem trabalho degradante em outros países. O relator, deputado Luiz Couto (PT/PB), apresentou Relatório pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. O deputado Sérgio Brito (PDT-BA) apresentou voto em separado.


Na quarta-feira, 10, a CCJC volta a se reunir às 10 horas com as proposições remanescentes do dia anterior.


Senado


Também no Senado, apenas a MP 459/09 (PLV 11/09), que dispõe sobre o programa habitacional do governo, Minha Casa, Minha Vida, obstrui a pauta. Havendo a liberação da pauta os senadores poderão votar dentre outras matérias o item 3, que é  a PEC 07/08, do senador Gim Argello (PTB/DF), que transfere da União para o Distrito Federal as atribuições de manter e organizar a Defensoria Pública do DF.


As sessões deliberativas serão na terça e quarta-feira (9 e 10), com Ordem do Dia às 16 horas.


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne na quarta-feira, 10, às 11 horas. O item 3 refere-se ao PLS 463/07, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), que extingue a obrigatoriedade de registro das admissões e dispensas de empregados regidos pela CLT e determina a disponibilização ao público de todas as informações contidas na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP. O relator, senador Valdir Raupp (PMDB/RO), apresentou Relatório pela aprovação.


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) se reúne na quarta-feira, 10, às 10 horas. O item 26 é o PLS 250/05, Complementar, do senador Paulo Paim (PT/RS), que estabelece requisitos e critérios diferenciados para concessão, de aposentadoria, aos servidores públicos portadores de deficiência. O Relator, senador Valdir Raupp (PMDB/RO) apresentou Relatório pela aprovação do projeto e da Emenda nº 1.


Congresso


O Congresso se reúne na terça-feira 9, às 12 horas para apreciação de projetos de leis do Congresso Nacional, no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.