O SINAIT lança sua Campanha Institucional 2009 de Combate ao Trabalho Escravo, na segunda- feira 15, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará – SRTE/CE. Com o tema “Quem procura trabalho não pode encontrar escravidão” o Sindicato pretende chamar a atenção da sociedade para este grave problema social.
A abertura será às 8h30, no Auditório da SRTE, com uma palestra sobre “Trabalho Escravo Contemporâneo”, exposição fotográfica “Escravos” e a apresentação do filme “Frente de Trabalho”.
A exposição retrata as imagens, do dia-a-dia de trabalhadores rurais, captadas pelo AFT, Sérgio Carvalho (CE), e pelo fotógrafo João Ripper.
O filme “Frente de Trabalho” produzido pelo SINAIT foi apresentado pela presidente, Rosa Jorge, na reunião da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, em Brasília no início deste mês.
Com 22 minutos de duração, o documentário retrata a atuação do Grupo Móvel de Fiscalização no combate ao trabalho escravo. O material acaba de ser legendado em português, inglês e espanhol, e havia sido lançado no 26º ENAFIT, em Santa Catarina, em novembro de 2008, e apresentado também durante o Fórum Social Mundial, realizado em Belém, no Pará, em janeiro deste ano.
Todo o material da campanha, como folderes, cartazes e filme, será distribuído durante o lançamento nos estados.
Os próximos estados a lançarem a Campanha Institucional do SINAIT de combate ao Trabalho Escravo são Paraíba, no dia 18, e Goiás no dia 29. Após esse período, a exposição fotográfica “Escravos” será itinerante e percorrerá os vários estados do país.