Campanha Institucional do SINAIT é lançada no Ceará


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
15/06/2009



 


O SINAIT lançou hoje 15 sua Campanha Institucional 2009 de Combate ao Trabalho Escravo, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará – SRTE/CE. Com o tema “Quem procura trabalho não pode encontrar escravidão” o Sindicato pretende chamar a atenção da sociedade para este grave problema social.


 


Palestra sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo, exposição fotográfica e apresentação de filme fizeram parte das atividades promovidas nesta segunda-feira durante o lançamento da campanha.


 


Em seu discurso de abertura o AFT e Delegado Sindical, Luís Alves, disse que “desde 1995, quando foi criado o Grupo Móvel de Fiscalização, os AFTs tem contribuído com a erradicação do trabalho escravo, mas que infelizmente a situação ainda existe”, ressaltou.  


 


Ao proferir palestra sobre o “Trabalho Escravo Contemporâneo”, o AFT Benedito Lima relatou a grande dificuldade encontrada pelos AFTs para enquadrar o crime. “Os empregadores mudaram a forma de escravizar os trabalhadores. Hoje não existe mais o caderninho com as dívidas e nem os seguranças armados impedindo a locomoção dos trabalhadores, mas apesar das condições de insalubridade, em que são encontrados esses trabalhadores, serem óbvias e não permitir camuflagem, os empregadores recorrem dizendo que a fiscalização está exagerando”, informou o AFT.


 


O dia-a-dia de trabalhadores rurais, também foi retratado na exposição fotográfica do AFT Sérgio Carvalho (CE), e do fotógrafo João Ripper. As fotos ficaram expostas na SRTE/CE durante o mês de maio e seguem amanhã 16, para a Paraíba, próximo estado a lançar, na quinta-feira 18, a campanha institucional do SINAIT.


 


O filme “Frente de Trabalho”, produzido pelo SINAIT e apresentado na ocasião, tem 22 minutos e mostra a atuação do Grupo Móvel de Fiscalização no combate ao trabalho escravo contemporâneo. O documentário foi apresentado também, pela presidente do SINAIT, Rosa Jorge, na reunião da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, em Brasília no início deste mês. O material acaba de ser legendado em português, inglês e espanhol, e havia sido lançado no 26º ENAFIT, em Santa Catarina, em novembro de 2008, e divulgado no Fórum Social Mundial, realizado em Belém, no Pará, em janeiro deste ano.


 


Todo o material da campanha, como folderes, cartazes e filme, serão distribuídos durante o lançamento nos estados.


No dia 29 a Campanha Institucional do SINAIT de combate ao Trabalho Escravo será lançada em Goiás. Após esse período, a exposição fotográfica “Escravos” percorrerá outros estados.


 


Participaram do lançamento da campanha do SINAIT no Ceará o Superintendente substituto da SRTE/CE Galba Gomes, os vice-presidentes do SINAIT Franklin Rabelo e Hugo Carvalho, o procurador do Trabalho do Ceará, Carlos Leonardo, representando o MPT da 7ª  Região, além de sindicalistas e  AFTs.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.