A I Conferência das Carreiras Típicas de Estado, que seria promovida em outubro, pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado – FONACATE foi adiada para os dias 10 e 11 de novembro. A mudança de data e outros assuntos como a apreciação do novo estatuto, a liberação do ponto de representantes sindicais nas reuniões de suas entidades foram discutidos durante reunião realizada nesta terça-feira 16. Sérgio Trindade, delegado sindical de Sergipe e vice-presidente Adjunto de Planejamento do SINAIT, representou o Sindicato.
Na ocasião, também foi sugerida e aprovada a divulgação da logomarca do FONACATE em todos os documentos e veículos de comunicação das entidades que integram o Fórum, como papel timbrado, sites, revistas, boletins e outros. A iniciativa visa dar mais visibilidade à entidade, com o objetivo de fortalecê-la junto aos órgãos institucionais e sociedade.
Cópias do estatuto alterado, também, foram entregues para os representantes das entidades que compõem o FONACATE para apreciação e sugestões. As mudanças no estatuto serão concluídas na próxima reunião marcada para o dia 9 de julho. Na ocasião, O FONACATE promoverá um seminário onde será fechada toda a programação da Conferência e distribuídas as funções que cada integrante terá que desempenhar, para que o evento aconteça.
Um projeto que autoriza a liberação do representante sindical para participar das reuniões de sua entidade será apresentado nesta reunião do dia 9 de julho. O documento é esperado com ansiedade para esses servidores que lutam pela sua classe. Para Sérgio Trindade “o projeto é importante porque cria um amparo legal para esse tipo de deslocamento”.