23-6-2009 - SINAIT
Hoje, 23-6, a partir das 19 horas, será realizado o “Seminário Trabalho Escravo e Mídia”, no auditório do Centro de Ciências e Educação da Universidade Federal do Piauí. O AFT e vice-presidente de Relações Internacionais do SINAIT, Francisco Luís Lima, será um dos palestrantes do evento, que discutirá a divulgação do trabalho escravo na mídia.
O vice-presidente do SINAIT e presidente da Confederação Iberoamericana dos Inspetores do Trabalho, abordará o assunto do ponto de vista de quem trabalha no resgate de trabalhadores submetidos à prática e vê de perto a triste realidade. Além disso, Luís Lima mostrará o vídeo da Campanha Institucional do SINAIT, “Frente de Trabalho”.
A superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, a AFT Paula Mazzulo, fará uma análise geral sobre o assunto e sua repercussão na mídia.
A presidente da Comissão Pastoral da Terra - CPT do Piauí, Joana Lúcia, que também participará da discussão, falará sobre a grave questão da migração de trabalhadores do Piauí, que são levados para trabalhar em outros estados e submetidos a condições precárias. O Estado é um dos maiores fornecedores de mão-de-obra escrava.
O jornalista Cláudio Barros, por sua vez, fará uma crítica à escassa visibilidade que a mídia local e nacional conferem à questão.