Nova Diretoria na AAFIT/MG


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/06/2009



SINAIT


 


A presidente Rosa Jorge participou, na sexta-feira, 19, da solenidade de posse da Diretoria e Conselhos Fiscal e Consultivo da Associação dos AFTs de Minas Gerais – AAFIT/MG, em Belo Horizonte. José Augusto de Paula Freitas passou o cargo para Maria do Socorro Brandão que, junto com os integrantes de sua chapa, cumprirão o mandato de três anos, gestão 2009-2012. O vice-presidente de Política de Classe, Carlos Alberto Teixeira Nunes e o presidente do Sindicato Paulista dos AFTs, Jesus José Bales, também estiveram presentes à solenidade.


 


Na transmissão do cargo, José Augusto (que é vice-presidente de Planejamento do SINAIT) lembrou que sua gestão foi marcada pela chacina de Unaí (quando assumiu interinamente a presidência em razão do licenciamento de Fahid Tahan Sab para assumir a presidência do SINAIT), a realização do 25º ENAFIT e a campanha salarial 2008, quando a categoria fez uma greve de 49 dias, saindo vitoriosa com a conquista do subsídio e reconhecimento como carreira de Estado. Ele salientou a importância de os AFTs estarem filiados à entidade estadual tanto quanto ao SINAIT, para fortalecerem a luta da categoria, e mencionou a necessidade de rever o modelo sindical para valorizar as associações e sindicatos estaduais.


 


Rosa Jorge reforçou o pedido de José Augusto para que os AFTs se filiem às duas entidades e falou da campanha salarial e das conquistas recentes obtidas com muita luta. A revisão do modelo sindical, na visão dela, virá a seu tempo e será um aprimoramento do processo vivido até agora. Ex-dirigente do Sindicato dos AFTs de Goiás e cumprindo o segundo mandato no SINAIT, Rosa afirmou que considera mais difícil dirigir uma entidade estadual do que a nacional, porque muitas são as dificuldades enfrentadas, a começar pela falta de estrutura humana, financeira e tecnológica. Segundo ela, somente é possível avançar se as entidades estaduais forem fortes, para apoiar o Sindicato Nacional na luta geral dos AFTs.


 


Em seu discurso de posse, Maria do Socorro Brandão, que integrou diretorias anteriores do SINAIT, fez muitos agradecimentos à sua família pelos valores adquiridos ao longo do tempo e aos amigos que acreditaram em sua candidatura e validaram a eleição de chapa única. Ela afirmou que conta com todos para continuar fazendo história na Associação dos AFTs de Minas Gerais, que muito contribuiu na construção da entidade nacional. Para ela, as conquistas da categoria são fruto de uma organização cada vez mais forte, mas continuar avançando depende do envolvimento de todos. Socorro citou ainda os ideais de liberdade e esperança que são símbolo de seu Estado para dizer que os AFTs não devem deixar calar na garganta o grito de dor dos trabalhadores escravos, das crianças e dos explorados. Por fim, conclamou sua diretoria a navegar com ela na grande responsabilidade de conduzir a embarcação que é a Associação.


 


Muitas autoridades prestigiaram a posse, como o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego Alysson Paixão (representando o ministro Carlos Lupi), o Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias de Minas Gerais, assim como representantes de entidades sindicais e instituições, e dezenas de AFTs e servidores da SRTE/MG.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.