SINDAFIT/GO comemora 30 anos de união e lutas


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
29/06/2009



O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado de Goiás – SINDAFIT/GO, que originalmente era a Associação dos Fiscais do Trabalho do Estado de Goiás - AFITEGO, comemorou na terça-feira, 22, 30 anos de sua fundação. Na solenidade de comemoração, realizada na sede do SINDAFIT, Auditores Fiscais do Trabalho e convidados participaram da reinauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da entidade e do lançamento do selo comemorativo alusivo aos 30 anos.


 


Em seu discurso, a presidente do SINAIT e ex-presidente da AFITEGO/SINDAFIT, Rosa Jorge, disse que os AFTs do estado estão de parabéns e acrescentou “uma entidade forte e representativa se deve ao poder de mobilização da categoria que representa”. Para a presidente o ideal é que todas as entidades regionais sejam fortes e mobilizadas, “para enfrentarmos a luta diária, junto com o Sindicato Nacional, em busca dos interesses da categoria”, frisou. Rosa disse que tem muito orgulho de ter exercido mandato de presidente do Sindicato e do apoio que recebeu dos colegas do estado, que a levou à presidência do SINAIT. Foi na gestão de Rosa Jorge que a Associação foi transformada em Sindicato. ( Veja histórico abaixo)


 


A presidente do SINDAFIT/GO, Marina Eudes Camilo e Silva, fez uma retrospectiva sobre a luta da instituição para lembrar as vitórias da categoria, conquistadas graças à união de todos. “O Sindicato vem sendo administrado por presidentes que dão sequência às lutas da categoria”, afirmou. E concluiu: “Quando comemoramos 30 anos de uma entidade que cresceu e hoje é destaque nacional, não podemos deixar de parabenizar a todos que contribuíram para uma história de conquistas e vitórias. Seus fundadores e presidentes, que de uma pequena comissão fizeram surgir uma entidade forte e unida, merecem todo o nosso apreço e consideração. Se hoje somos um Sindicato consolidado e com representatividade no Estado e no País é graças à união e à dedicação de todos. Assim, os parabéns são para todos nós que formamos uma categoria que serve de exemplo para outras.”


 


Ex-presidentes também falaram na cerimônia ressaltando a importância do Sindicato e lembrando que tudo o que a entidade conquistou nesses anos é resultado da união e ajuda mútua. Muitos falaram emocionados, como o ex-presidente Hélio de Deus, que salientou as dificuldades enfrentadas pelos fundadores na criação da entidade. “Foram períodos de grandes lutas”, disse. A presidente do Sindicato do Distrito Federal, Elza Borba, convidada para a festa, elogiou a iniciativa da comemoração e se congratulou com os colegas goianos. “Trinta anos não são trinta dias”, ressaltou.


 


Após a cerimônia, todos participaram de um coquetel, durante o qual foram homenageados os fundadores e ex-presidentes da entidade. Na ocasião, os AFTs presentes tiveram a oportunidade de relembrar momentos de luta e conquistas da categoria, por meio da entidade, nessas três décadas de atuação.


 


Histórico - Do idealismo dos fundadores à união da categoria em torno da luta pelos direitos trabalhistas, o Sindafit/GO construiu um histórico crescente que já é referência nacional.


 


Uma das primeiras associações da categoria dos Agentes da Inspeção do Trabalho no Brasil foi fundada em 13 de junho de 1979, inicialmente com o nome de AFITEGO.


 


Em 3 de outubro de 1981 foi empossada a 1ª diretoria eleita da Associação para o biênio 81/83, composta por Hélio Pereira de Deus (presidente), Julpiano Chaves Cortez (vice-presidente), Maria Bernadete de Faria Minaré (1ª secretária), Olavo Prates Campos Ribeiro (2º secretário), Clélia Maria de Araújo Pereira (1ª tesoureira) e Natália Maria Estrela Fogaça (2ª tesoureira). Para o conselho administrativo foram eleitos Roosevelt Merheb de Morais, Leilah Victória Cozac, Edna Maria de Freitas Morais, Derce Azevedo Lima, Jódia Paz Esteves, Geni de Araújo e Djalma da Silva Rocha.


 


Para o conselho fiscal os eleitos foram Hélio Pereira de Lima, Job Pinto e Ana Lygia Bittencourt Garcia (titulares) e Heloísa Fátima Rosa de Bessa Teixeira, Felix Cortez Bitar e Sebastião Ferreira Mascarenhas (suplentes). Como delegados representantes junto à Federação das Associações dos Agentes da Inspeção do Trabalho do Brasil (Fasibra) foram escolhidos Hélio Pereira de Deus, Edgard Soares Dutra Filho e Odessa Martins Arruda.


 


A AFITEGO nasceu do idealismo e da garra de colegas conscientes que tinham certeza de que a união era mola propulsora para o fortalecimento da categoria. Foi uma das 14 entidades estaduais a fundar, em 1980, a Fasibra, entidade nacional criada para representar e defender a categoria. A AFITEGO se destacou pelo apoio imprescindível à federação, sendo suporte, inclusive, financeiro em vários momentos.


 


O quadro de Inspetores do Trabalho naquela época era composto pelos servidores advindos da Previdência e os admitidos pelo Ministério do Trabalho, através de concurso público realizado em 1975. A Inspeção do Trabalho necessitava de ordenamento e de escrever sua própria historia. Tudo era insipiente: estrutura organizacional, métodos de trabalho, apoio logístico, etc. A fiscalização do trabalho, embora com seu primeiro regulamento datado de 1966, só veio efetivamente ser implantada com a admissão dos Inspetores do Trabalho em 1975.


 


Começava uma luta pela valorização da categoria por melhores salários e condições de trabalho mais justas e dignas. Em parceria com a entidade nacional, a Associação de Goiás participou da luta para que os inspetores deixassem o regime celetista e passassem a ser regidos pelo regime estatutário, o que efetivamente aconteceu em 1985 e também pela realização de concurso público para a área de fiscalização concretizado em 1984 e por isonomia com as outras carreiras da fiscalização federal o que ocorreu, somente, em 1992.


 


A AFITEGO foi transformada em Sindicato em 1998, a partir da reformulação do estatuto da entidade. Com a instituição de novos valores para a contribuição mensal dos associados e a realização de cursos e seminários para a sociedade, o Sindicato conseguiu se reerguer financeiramente e promover diversas melhorias. A aquisição da sede própria, em edifício comercial na Avenida 85, trouxe ainda mais independência, fortalecimento e segurança para a categoria.


 


Em toda a história do Sindicato, a mobilização da categoria e a participação de cada colega tem provado a importância da união. Goiás já fez duas presidentes do Sindicato Nacional, sendo uma delas a atual presidente do SINAIT, Rosa Jorge e no período de 1993 a 1995, a AFT Elene Maria Fleury. A instituição  sempre é referência em seriedade e dedicação na luta pelas causas do Auditor Fiscal do Trabalho.


 


 


 


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.