SINAIT lança campanha de combate ao trabalho escravo em Goiás


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
06/07/2009



O lançamento da Campanha do SINAIT de Combate ao Trabalho Escravo em Goiás, semana passada, teve o apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no estado - SINDAFIT/GO e excelente repercussão na mídia local. Rádio, TV e imprensa escrita divulgaram o evento, que contou com a participação da presidente do SINAIT, Rosa Jorge, e da presidente do SINDAFIT/GO, Marina Eudes Camilo e Silva.


O evento, realizado no auditório da SRTE/GO, foi aberto com a apresentação do vídeo do SINAIT, que está sendo veiculado nos estados que já lançaram a Campanha, pelas repetidoras da TV Globo.  Estavam presentes Auditores Fiscais do Trabalho de Goiás e alguns convidados de outros Estados, policiais rodoviários federais, dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), parlamentares e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, do governo do Estado e de prefeituras goianas.


Com o tema “Quem procura trabalho não pode encontrar escravidão”, o Sindicato chama a atenção da sociedade para a necessidade de combater este tipo de crime e ao mesmo tempo mostra a atuação dos Auditores Fiscais do Trabalho. Somente este ano, os Auditores resgataram mais de 1.200 trabalhadores vítimas de trabalho escravo em diferentes regiões do país.


Na ocasião, foi apresentado o documentário "Frente de Trabalho" e  aberta a exposiçõa fotográfica itinerante "Escravos". O filme, produzido pelo SINAIT tem 22 minutos e mostra a atuação do Grupo Móvel de Fiscalização no combate ao trabalho escravo contemporâneo. O material foi legendado em português, inglês e espanhol.


“Muita gente não acredita que existe trabalho escravo no Brasil. Mas a campanha do SINAIT mostrar exatamente o contrário”, declarou a presidente do SINAIT, Rosa Maria Campos Jorge. Ela citou as dificuldades de estrutura e carência de pessoal enfrentadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, mas que não impediram o resgate de mais de 40 mil trabalhadores em todo o País, nos últimos 15 anos. Rosa destacou que um dos entraves para o alcance da justiça social no Brasil é a impunidade, que “faz com que as pessoas se sintam estimuladas a continuar com essa prática”.


 


O superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, o AFT Samuel Alves Silva, destacou o artigo 149 do Código Penal, que tipifica como crime a redução de alguém à condição análoga à de escravo. “Eu só lamento que ninguém tenha ido ainda à prisão por causa disso”, afirmou Samuel. Ele elogiou a atuação dos Auditores Fiscais do Trabalho, Servidores Administrativos da SRTE/GO, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho em Goiás (SINDAFIT/GO) e o SINAIT pelas ações em defesa da dignidade do trabalhador. O trabalho dos auditores foi elogiado também pela presidente do SINDAFIT/GO, Marina Eudes Camilo e Silva. “São os novos abolicionistas”, comparou.


 


O AFT Dercides Pires da Silva relatou situações vividas por ele quando era um dos coordenadores do Grupo Móvel. “É de revoltar o que a gente vê: pessoas juntando um capital imenso explorando seu semelhante”, comentou Dercides.


 


Participou do lançamento da campanha do Sindicato Nacional, o bispo emérito da cidade de Goiás (GO) e membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Thomaz Balduíno, que elogiou a campanha do SINAIT, por ser uma atitude que leva a existência da escravidão ao conhecimento público. Ele lembrou que a exploração da mão de obra escrava quase sempre vem acompanhada da agressão ao meio-ambiente. “E quem faz isso fala que está desenvolvendo o Brasil”, criticou o bispo.


O presidente da Fetaeg, Elias D’Ângelo, entregou à presidente do SINDAFIT/GO, Marina Eudes Camilo, uma placa que enaltecia a “ação corajosa” dos membros do Grupo Especial Móvel de Fiscalização.


A exposição - com fotos do AFT Sérgio Carvalho (CE), e do fotógrafo João Ripper, do Rio de Janeiro - retrata o dia-a-dia de trabalhadores rurais e já foi exposta em Fortaleza/CE e João Pessoa/PB, por ocasião do lançamento da campanha nesses estados e durante o Fórum Social Mundial, realizado no mês de janeiro, em Belém. Para quem quiser conferir as fotos, a exposição permanecerá na SRTE/GO por mais alguns dias e depois seguirá para o município de Anápolis, onde será realizado o próximo lançamento da Campanha.


 


Todo o material da campanha do SINAIT, como folderes, cartazes e filme, são distribuídos durante os lançamentos.


 


 


Com informações da Assessoria de Comunicação da SRTE/GO

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.