Servidores públicos terão reconhecimento automático de direitos previdenciários


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/07/2009



A União, os estados e o Distrito Federal vão compartilhar suas bases de dados referentes aos servidores públicos ativos e inativos. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação firmado entre os ministros da Previdência Social, José Pimentel, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Paulo César Medeiros.


O convênio é o primeiro passo para a implantação do reconhecimento automático de direitos previdenciários dos servidores públicos e trabalhadores migrantes dos regimes próprios e do regime geral.


A cooperação também servirá para apurar eventuais irregularidades na contratação de servidores, indicando casos de duplicação de vínculos com a administração pública.


O cruzamento de informações será possível com o repasse pelo MPS dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que contém os vínculos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O Ministério do Planejamento, por sua vez, ficará encarregado de reunir e organizar as informações dos estados. O gerenciamento do novo banco de dados será feito pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que também ficará responsável pela criação das bases técnicas.


Com Informações do Ministério da Previdência Social

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.