28-7-2009 – SINAIT
Os delegados Sindicais do SINAIT nos Estados da Bahia e Maranhão participaram na manhã desta segunda-feira, 27-7, de manifestações realizadas pelos servidores administrativos do MTE, que paralisaram suas atividades durante todo o dia.
No Maranhão, uma comitiva formada por servidores administrativos e o Delegado Sindical do SINAIT, Lourival da Cunha Souza, entregou ao Superintendente Regional do Trabalho, o AFT Allan Kardec Ayres Ferreira, documento conjunto do SINAIT e da AITEMA solicitando seu apoio às reivindicações dos servidores, junto ao ministro Carlos Lupi.
Em Salvador, os servidores cruzaram os braços desde cedo e promoveram um apitaço em frente à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/BA).
Dentre as reivindicações, os trabalhadores pedem melhor estruturação das funções, adequação às diretrizes básicas e remuneração compatível a outras categorias do serviço público, como a dos servidores do INSS. De acordo com André Luís Moreira, servidor da SRTE/BA, todos os estados aderiram à paralisação, que inclusive tem o apoio do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e de outras entidades de classe. “Nossa luta não é de agora. Há 10 anos buscamos a valorização de nossa categoria.”
O presidente do SAFITEBA, Wellington Maciel Paulo, leu carta enviada pela presidente do SINAIT, Rosa Jorge, e disse que o descontentamento é legítimo. “Os vencimentos dos servidores administrativos do MTE são considerados os piores do serviço público federal. A ausência de uma remuneração justa e a falta de estrutura podem vir a refletir, inclusive, na qualidade do serviço prestado”, observou.