30º Enafit – Integração dos órgãos de investigação de acidente de trabalho será discutida em mesa redonda


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/10/2012



Acidentes de trabalho é o mote da Campanha Institucional do Sinait 2012. Durante todo este ano, reiteradamente, a entidade vem divulgando os números assustadores de acidentes de trabalho registrados na Previdência Social. O número oficial de 2010 é de 701.496 acidentes, mas pode ser muito maior por causa dos casos que acontecem no setor informal e não são documentados como acidentes de trabalho. 


Em função da relevância será discutido em mesa redonda o tema “Acidentes de trabalho no Brasil”, que acontecerá no dia 22 de novembro, às 9:30, dentro da programação técnica do 30º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, em Salvador (BA), de 18 a 23 de novembro de 2012, no Bahia Othon Palace Hotel. O debate contará com a participação da Auditora-Fiscal do Trabalho Célia Soares Koury (PA), com o tópico “Integração dos órgãos de investigação do acidente de trabalho”.

 

Célia Koury falará, durante sua apresentação, da importância da integração para a Saúde e Segurança dos trabalhadores, mostrará informações estatísticas nacionais e internacionais sobre o valor do trabalho unificado e o estabelecimento de estratégias conjuntas.

 

Tanto a categoria, quanto os trabalhadores, ressalta Célia, precisam estar conscientes da relevância da integração entre os órgãos públicos, as entidades privadas, entidades de classe e as Organizações Não-Governamentais – ONGs, no sentido de unificar as estratégias de intervenção e atenção à Saúde do Trabalhador.

 

Segundo ela, “na prática, a Auditoria-Fiscal ainda exerce um trabalho individualizado, distanciado e com pouca visibilidade para a grande maioria dos nossos trabalhadores, mas altamente respeitado”. Além disso, afirma que “é necessário instituir mecanismos que garantam o entendimento e a adesão dos trabalhadores às nossas ações, já que eles são a finalidade do nosso trabalho”.

 

Na avaliação de Célia Koury, o trabalhador é sempre o maior prejudicado pelas ações pontuais, esparsas, repetitivas, resultantes da dicotomia das atuações das entidades, sejam públicas ou privadas. Já as ações integradas, segundo ela, “trariam numerosos benefícios relacionados à promoção da saúde, à prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho, garantiriam a celeridade do atendimento e dos benefícios, direitos constitucionais não atendidos plenamente”.

 

30º Enafit

Célia Koury acredita que é importante sensibilizar os participantes do 30º Enafit com o objetivo de desenvolver estratégias que impliquem em mudanças no padrão de Auditoria-Fiscal. Segundo ela, “é necessário torná-los agentes multiplicadores da coerência das atuações planejadas e integradas em benefício da saúde e segurança dos trabalhadores”.

 

Experiência Profissional

Célia Soares Koury é formada em medicina pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com especialização em Patologia Clínica, Medicina do Trabalho e Auditoria em Saúde. É Auditora-Fiscal do Trabalho e Auditora Médica Hospitalar em auditoria para Saúde Suplementar. É professora do curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho, em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Qualidade de Vida na UEPA. Também é professora orientadora de monografias de pesquisas da Universidade do Estado do Pará - UEPA e da Universidade da Amazônia - UNAMA. 

 

Ministra palestras e cursos para entidades públicas e privadas, como o  Ministério do Trabalho e Emprego - MTE; Ministério Público Federal - MPF; Justiça do Trabalho; Fundacentro; Ministério da Saúde – MS; Sindicatos e Associações de Classe.

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.