Empregos verdes em pauta


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
06/08/2009



Diante da atual situação divulgada por estudiosos a respeito do aquecimento global, as pessoas começaram a mudar hábitos e buscar meios de minimizar a poluição do meio ambiente. Uma dessas medidas foi a criação dos chamados empregos verdes.


Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que cerca de 1,5 milhão de brasileiros realizam  atividades que contribuem, de alguma forma, para a redução de impactos ambientais. O reflorestamento, as construções sustentáveis e saneamento, a reciclagem, os biocombustíveis, o reaproveitamento de resíduos, a agricultura orgânica, os biocosméticos, as construções verdes e o turismo ecológico são exemplos de setores e atividades que geram empregos verdes. Segundo a OIT, este é um ramo que emprega mais do que os tradicionais.


De acordo com estudos, para manter o aquecimento global controlado até 2050, será necessário investir 1% do PIB mundial por ano e isso deverá gerar dois bilhões de pessoas empregadas no mundo até lá.


E é para debater este assunto e o avanço apresentado pelo setor que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES promoverá evento no próximo dia 20, das 9h30 às 16h30, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.


Abaixo, matéria divulgada no site do CDES:


CDES debate empregos verdes e construções sustentáveis dia 20/08


Por: Assessoria da SEDES - 03/08/2009


Participarão do evento falando sobre construções sustentáveis Peter Poschen, Especialista da Organização Internacional do Trabalho; Orivaldo Barros, da Cambridgeshire County Council; Laura Valente de Macedo, Diretora Regional do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América Latina e Caribe.


O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realiza no próximo dia 20 de agosto o Colóquio Empregos Verdes e Construções Sustentáveis, em parceria com  a Organização Internacional do Trabalho, o Ministério das Cidades, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério do Meio Ambiente.


Participarão do evento falando sobre construções sustentáveis Peter Poschen, Especialista da Organização Internacional do Trabalho; Orivaldo Barros, da Cambridgeshire County Council; Laura Valente de Macedo, Diretora Regional do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América Latina e Caribe.  Sobre as experiências de empregos verdes e construções sustentáveis no Brasil, farão palestras o conselheiro Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC; Marcelo Takaoka, Presidente do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis - CBCS; Inês Magalhães, Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades; Fábio Barbosa, conselheiro do CDES e presidente da Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN; e André Corrêa do Lago, Diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.