PEC 210/07 é foco da Reunião Plenária do Fonacate


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
13/08/2009



Em Reunião Plenária realizada nesta terça-feira (11), na sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT, os integrsntes do Fonacate trataram da alteração estatutária da entidade, da programação da Conferência das Carreiras Típicas de Estado e dos projetos de lei de interesse das carreiras, entre eles a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 210/2007, que restabelece o pagamento do Adicional por Tempo de Serviço – ATS aos membros do Ministério Público e da Magistratura. Em julho deste ano a Câmara dos Deputados aprovou o parecer do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) que acatou emendas que incluem outras carreiras como beneficiárias do projeto, entre estas os Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs).


 


Agora, as entidades filiadas ao Fórum vão trabalhar para que a PEC 210/07 possa ser aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. “Nosso objetivo é que este projeto beneficie todas as carreiras típicas”, disse o secretário-geral do Fonacate, Roberto Kupski, que presidiu os trabalhos. O vice-presidente de Inativos e Atividades Assistenciais do SINAIT, Hugo Carvalho Moreira, representou o Sindicato na reunião.


 


A apresentação de um projeto de lei complementar sobre o afastamento de dirigente sindical também foi destaque da pauta, sobre o qual foi deliberado marcar uma audiência do Fórum com o ministro do trabalho, Carlos Lupi, para tratar do assunto.


 


Foi aprovado também, por unanimidade, que o Fonacate terá uma Comissão de Assuntos Estratégicos que irá acompanhar e preparar documentos sobre temas de interesse das carreiras típicas do Estado.


 


Conferência – nos dias 10 e 11 de novembro deste ano o Fonacate e suas entidades filiadas promovem a Conferência das Carreiras Típicas do Estado, que será realizada no auditório Petrônio Portela, no Senado, em Brasília.


 


Com o tema “Trilhando caminhos na qualidade do serviço público”, a Conferência tem três objetivos: aprofundar e disseminar conhecimentos e experiências desenvolvidos sobre gestão pública, visando à valorização e profissionalização dos servidores públicos; debater e refletir sobre o desenvolvimento das Carreiras do Estado; e contribuir para a efetividade e a qualidade das funções públicas.


 


A programação do evento será divulgada até o fim deste mês. Mas algumas palestras já foram definidas, como: “Modelos de Carreiras do Estado no Mundo”, “A carreira e o desenvolvimento profissional do servidor público centrados na competência”, “Meritocracia e Reforma Administrativa”,  “Regime Próprio de Previdência Social”, e “O controle das Carreiras Típicas de Estado”.


 


Institucional – “Defender os valores constitucionais que a sociedade confiou com exclusividade ao Estado, promovendo a qualidade do serviço público e a valorização das carreiras típicas de Estado” – esta é a missão do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado – FONACATE aprovada na reunião desta terça-feira.


 


A missão foi um dos resultados alcançados com “Seminário de Imersão: Missão e Identidade do Fonacate”, promovido no dia 4 de agosto. Os integrantes do Fórum também aprovaram  o texto que define a missão  da entidade e que ficou com a seguinte redação: “Ser reconhecido nacionalmente como interlocutor qualificado das carreiras típicas de Estado, contribuindo para o avanço dos temas de interesse comum do conjunto dessas carreiras e dos interesses do Estado brasileiro”.


 


A definição dos objetivos e linhas de ação do Fonacate e a alteração estatutária serão aprovadas na próxima Reunião Plenária, agendada para o dia 15 setembro.


 


Com informações da Ascom/ Fonacate

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.