Confederação Iberoamericana inaugura sede em Brasília


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/08/2009




Apesar de ter sido criada no ano de 1992, a primeira sede física da Confederação Iberoamericana dos Inspetores do Trabalho- CIIT  foi inaugurada esta semana, em Brasília. A nova sede está localizada no mesmo andar do prédio onde funciona a sede do SINAIT, porém em instalações diferentes. Nesta semana, os membros da CIIT, que participavam de reunião na capital brasileira, realizada em duas etapas (dia 10 – reunião da Comissão Diretiva - e dias 11 e 12 -  Assembleia Geral Ordinária), aproveitaram a oportunidade para inaugurar a sede da entidade.


 


Na segunda-feira, durante a reunião da comissão diretiva da CIIT, o presidente Francisco Lima informou que a transferência da sede para o Brasil foi legalmente concluída e que toda a documentação já foi registrada em cartório e sua constituição regularizada perante o Ministério da Fazenda. Os presentes discutiram ainda a programação da 1ª Jornada Iberoamericana da Inspeção do Trabalho, que ocorrerá na cidade de Belém (PA), no dia 29 de setembro, durante o 27º ENAFIT. Ficou decidido que cada País membro indicará um representante, que irá falar sobre a realidade da Inspeção do Trabalho local.


 


Dentre as deliberações tomadas durante a assembleia ordinária, realizada nos dias 11 e 12, destacam-se a criação de diretorias regionais e a aprovação das contas 2008/2009. As diretorias regionais serão importantes na descentralização das atividades e para o incremento na atuação da entidade. Foram criadas a direção regional dos países andinos, com sede em Lima, capital do Peru e a direção regional do Mercosul, com sede em Montevidéu, no Uruguai.


 


A Assembleia Geral Ordinária aprovou também algumas alterações estatutárias. Uma delas, aprovada por unanimidade, estabelece que terá direito a voto a entidade associada com representatividade nacional. Além dessa, outra alteração discutida e aprovada diz respeito ao caráter personalíssimo do exercício dos cargos diretivos, cuja perda ocorrerá somente em casos de morte, renúncia, destituição por atuação contrária aos interesses da CIIT, ausência em reuniões da CIIT por três vezes consecutivas, e quando assumir cargo de confiança na administração da inspeção do trabalho do respectivo país. Os membros aprovaram, também por unanimidade, a modificação no artigo 5º do estatuto, ampliando para quatro anos, a duração dos mandatos eletivos da Comissão Diretiva da Confederação.



O objetivo da CIIT é lutar por melhores condições de trabalho para os inspetores dos cinco países que integram a entidade: Brasil, Uruguai, Peru, Paraguai e Espanha.  


Participaram da reunião, o presidente da CIIT, Francisco Luis Lima, o vice-presidente, Carlos Alberto Teixeira Nunes e o tesoureiro Sylvio Barone todos integrantes da diretoria do SINAIT e representantes do Brasil. Além deles, estavam presentes Fernando Vizarraga Merma, Secretário Geral e membro da SIT-PERU, Guilhermo Pusineri (AITPA-Paraguai), Maria Del Henar Salgado (UPIT - Espanha), Sergio Voltolini (AITU-Uruguai) e Ricardo Estenos Chacon (SIT - Peru).

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.