Seminário discute Organização Sindical com representantes do Sul e Sudeste


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
25/08/2009



Delegados Sindicais do SINAIT e dois representantes de cada Estado das regiões Sul e Sudeste estiveram reunidos na capital paranaense para discutir os diferentes modelos de organização sindical e qual deles é o mais adequado para a categoria. Este foi o segundo  Seminário Regional sobre Organização Sindical e o próximo acontecerá na cidade de Manaus (AM) nos dias 2 e 3 de setembro.


 


Na abertura do evento, os presidentes da AAFT/PR e SINAIT, Luiz Fernando Busnardo e Rosa Maria Campos Jorge, respectivamente, saudaram os presentes e agradeceram as presenças. Além dos presidentes, compuseram a mesa de abertura o secretário-adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho (MTE), André Luis Grandizoli; o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Alvyr Pereira de Lima Júnior e Delegado Sindical do Unafisco no Paraná, Norberto Sampaio.


 


Alem dos representantes dos estados, também estavam presentes a esta etapa os integrantes da comissão organizadora dos seminários regionais: Carlos Roberto Dias, José Sérgio Trindade, Carlos Alberto Teixeira Nunes e Rosângela Rassy, todos da Diretoria do SINAIT.


 


Assim como na edição do seminário, realizado na Bahia, as palestras tiveram início com o secretário-adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho (MTE), o AFT, André Luis Grandizoli, que explanou sobre a “Organização Sindical no serviço público”. Grandizoli expôs sobre organização sindical no serviço público na ótica do MTE.


 


O diretor do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, falou sobre o tema “Movimento sindical no Brasil”, discorrendo as tendências do sindicalismo na atualidade, as prerrogativas e funções sindicais no setor público, o papel das centrais sindicais e os desafios da organização sindical no serviço público.


 


Hélio Stefani Gherardi, que é especialista em Direito Sindical, explicou a todos como funciona o modelo de Federação Nacional. As centrais sindicais sob a ótica legal, a negociação coletiva e a polêmica contribuição sindical foram alguns dos temas abordados por ele.


 


A presidente do SINAIT, Rosa Jorge, disse que é apenas o início da discussão desse assunto e que, a categoria precisa participar ativamente do processo. “Passamos 20 anos com esse modelo. Este debate e todas as implicações a que ele conduz devem ser levados à categoria. Estamos apenas iniciando e todos participarão do processo de escolha do que é melhor coletivamente”, explicou.


No segundo dia de debates cada representante estadual expôs o resultado das discussões prévias realizadas com o objetivo de aproximar as bases da discussão e trazer as opiniões e sugestões de toda a categoria para o evento.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.