Seminários Regionais abrem o debate sobre as mudanças na organização sindical dos AFTs


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/09/2009





O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT, deve promover alterações no modelo de organização sindical da categoria instituído há vinte anos. O Seminário de Organização Sindical promovido em Manaus, nos dias 2 e 3 de setembro, no Novotel, ratificou a preferência dos representantes dos estados pelo Sindicato Nacional, mas o debate deve se estender para as bases, com aprofundamento da questão no próximo Encontro Nacional da categoria, o 27ª ENAFIT, previsto para o próximo mês de setembro, no Pará.



O SINAIT é o mais antigo dentre os sindicatos de servidores públicos criados no país. E vem promovendo debates internos para definir um modelo de organização que atenda à nova legislação sindical, sem prejuízo da luta pelos direitos e interesses dos seis mil profissionais que compõem a categoria. Segundo a presidente Rosa Jorge, a conclusão dos seminários regionais dá início ao processo de discussão junto às bases, visando garantir consenso para a decisão final quanto ao novo modelo, que só deve ser definido no próximo ano. Rosa Jorge defende a proposta de manutenção do sindicato nacional, mas reconhece a necessidade de alterações no modelo de organização, para garantir sustentação jurídica às ações e medidas legais tomadas na luta em prol dos interesses e direitos da categoria.


O Seminário de Organização Sindical Regiões Norte / Centro Oeste promovido pelo SINAIT, foi realizado pela Associação de Auditores Fiscais do Trabalho no Amazonas, AGITRA-AM, reunindo especialistas em organização sindical. Segundo a presidente da AGITRA-AM, Francimary Michiles, o evento teve o cuidado de apresentar informações sobre os diversos modelos de organização sindical legalmente permitidos. “Existem muitos desafios a serem superados, mas a força do sindicato se faz com a união de todos”, frisou.


Dentre os palestrantes estavam o secretário-adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), André Luis Grandizoli; o analista político, Antônio Augusto de Queiroz; o advogado Hélio Stefani Gherardi; e o professor e advogado da Associação Nacional de Docentes, ANDES, Cláudio Santos.


Na avaliação do diretor do SINAIT, Carlos Dias, o seminário promovido em Manaus foi bastante propositivo. Ao final do encontro, foi acordado como indicativo do seminário a manutenção do modelo de organização em sindicato nacional, com delegacias nos estados. Segundo Carlos Dias, também foram propostas formas de encaminhamento para o aprofundamento do debate, que deve ser retomado no próximo ENAFIT.


Para o diretor do SINAIT do Rio Grande do Sul, Sylvio Barone, falta pouco para se estabelecer um consenso nacional quanto à forma de organização sindical dos Auditores Fiscais do Trabalho. “Com exceção de dois estados, os demais opinaram pela forma de sindicato nacional com delegacias sindicais nos estados, de forma semelhante ao do Unafisco”. Barone observou que o debate ainda é preliminar, devendo se estender às bases para a retomada da discussão no próximo ENAFIT.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.