Trabalho escravo - flagrantes continuam


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
08/09/2009



 


Nova ação do Grupo Móvel de Fiscalização libertou trabalhadores em Eldorado dos Carajás (PA), em carvoaria, sob condições análogas à de escravos. Os Auditores Fiscais do Trabalho que participam da ação prevêem a retirada dos trabalhadores do local nesta sexta-feira e o pagamento do que lhes é devido será providenciado, assim como o retorno às cidades de onde vieram.


Outras ações estão em andamento.


 


Veja notas sobre esta ação em Eldorado dos Carajás:


 


3-9-2009 – Ministério do Trabalho e Emprego


Grupo Móvel flagra trabalho degradante em Eldorado dos Carajás 


Trabalhadores de carvoaria não tinham registro profissional, se alojava sem água potável e instalações sanitárias. Resgate está marcado para esta sexta-feira (4), às 9h


 


Brasília, 03/09/2009 - Em ação de fiscalização do Grupo Móvel de combate ao trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciada na terça-feira (1º), Auditores Fiscais do Trabalho encontraram 11 trabalhadores em situação análoga à de escravo no município paraense de Eldorado dos Carajás. Nesta sexta-feira (4) o grupo será resgatado do local às 9h.


Os trabalhadores atuavam em uma carvoaria localizada próxima à localidade de Gravatá, fazendo o reaproveitamento de madeira. Não havia registro em carteira de trabalho e não usavam Equipamento de Proteção Individual (EPI). No alojamento, feito em madeira com palha de babaçú, não havia instalações sanitárias.


De acodo com o coordenador da ação, o Auditor Fiscal do Trabalho Benedito Lima, os trabalhadores não tinham água potável. "Eles se serviam da água de um lago próximo ao alojamento, onde também animais bebiam água e defecavam", conta Lima.


O dono da carvoaria fugiu do local no momento da fiscalização e está sendo procurado pela Polícia Federal, que acompanhou a ação. Os trabalhadores receberão Seguro Desemprego e garantia de retorno a suas cidades de origem.


 


 


4-9-2009 – Agência Brasil


Trabalhadores são resgatados de carvoaria no Pará
Da Agência Brasil
                                                                                                                                                                


 


Brasília - Onze trabalhadores em situação análoga à de escravos serão resgatados hoje (4), às 9h, de uma carvoaria no município paraense de Eldorado dos Carajás. Eles foram encontrados terça-feira (1º) e serão retirados do local por auditores fiscais do Grupo Móvel de combate ao trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego.


Os trabalhadores atuavam em uma carvoaria próxima à localidade de Gravatá, fazendo o reaproveitamento de madeira. Eles não tinham carteira de trabalho assinada e não usavam Equipamento de Proteção Individual (EPI). No alojamento, feito em madeira com palha de babaçu, não havia instalações sanitárias.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.