Programa Movimento Ação Integrada é elogiado no exterior


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
29/08/2013



O Programa Movimento Ação Integrada, que busca inserir no mercado de trabalho formal as vítimas resgatadas das condições análogas às de escravo, foi elogiado, esta semana, pela diretora de Relações Internacionais do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos (EUA), Pilar Velasquez. Em post no blog do órgão do governo estadunidense, publicado no dia 26 de agosto, ela destaca a importância do programa, que recebe apoio técnico dos EUA, para prevenir a reincidência do aliciamento de pessoas às formas contemporâneas de escravidão.


O Auditor-Fiscal do Trabalho Valdinei Arruda, ex-superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso, um dos idealizadores do Ação Integrada, desenvolveu o programa no estado em parceria com outras instituições.


O Ação Integrada promove a qualificação profissional e reinserção de trabalhadores egressos da escravidão contemporânea no mercado de trabalho por meio da alfabetização e qualificação de mão de obra. A iniciativa foi sistematizada pelo Sinait e pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, que lançaram o programa em 2012, durante o 30º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, realizado em Salvador (BA). O Sinait levou à Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a proposta de institucionalização do projeto e fez uma apresentação aos chefes de fiscalização nas Superintendências Regionais, em reunião em Brasília.


A intenção, segundo a presidente do Sinait, Rosângela Rassy, “é implantar  o programa em todo o Brasil, principalmente nos Estados com altos índices de resgate de trabalhadores em condições análogas à de escravos. Esta também é uma forma de potencializar a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho por meio de parcerias com outros órgãos e instituições publicas e privadas com a finalidade de promover a cidadania e a inclusão social dos trabalhadores resgatados da escravidão contemporânea”.


Clique aqui para conferir a publicação no blog de Pilar Velasquez.


 


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.