21 Dez

Boletim nº 405 Semana de 17 a 21 de dezembro de 2018

Publicada em: 21/12/2018

 

Nota do SINAIT sobre a Auditoria-Fiscal do Trabalho

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT lamenta a decisão de extinção do Ministério do Trabalho, que há 88 anos se dedica à promoção de políticas públicas que alcançam diretamente milhões de brasileiros.

A definição da equipe de transição do governo eleito quanto ao reposicionamento da Auditoria-Fiscal do Trabalho no Ministério da Economia oportuniza a racionalização e otimização do esforço fiscalizatório do Governo Federal.

A ideia de aproximar as fiscalizações da Receita e do Trabalho segue um caminho natural, iniciado desde a criação da “Super Receita”, em 2007; e agora mais recentemente com a implantação do eSocial, que procura assegurar efetividade do Governo Federal na fiscalização dos eventos trabalhistas que geram efeitos simultâneos nas esferas tributária, trabalhista e previdenciária.

O SINAIT continuará diligente para garantir a unidade das atribuições da Auditoria-Fiscal do Trabalho.​

 

Liminar de Lewandowski garante última parcela do reajuste de servidores

Em decisão liminar nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF Ricardo Lewandowski suspendeu a Medida Provisória – MP 849/2018, que adiava de 2019 para 2020 o reajuste das remunerações de diversas carreiras do serviço público federal, entre elas a Auditoria-Fiscal do Trabalho. Assim, ficam assegurados os reajustes, previstos em lei.

Veja mais aqui.

 

Reunidos em AGN, filiados aprovam prestação de contas do Sindicato

Os Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao SINAIT aprovaram as contas da entidade relativas a 2017. O aval da categoria foi expresso em Assembleia Geral Nacional – AGN realizada de 11 a 14 de dezembro de 2018. Foram 302 votos favoráveis, duas abstenções e 1contrário.

Confira aqui a matéria completa e acesse o consolidado.

 

Criada Norma Regulamentadora nº 37 para tratar da segurança e saúde em plataformas de petróleo

O Diário Oficial da União – DOU publicou na edição desta sexta-feira, 21 de dezembro, a Portaria nº 1.186/2018. O documento cria o texto da nova Norma Regulamentadora – NR nº 37, que trata da Segurança e Saúde do Trabalhador em Plataformas de Petróleo. Cria também a Comissão Nacional Tripartite Temática – CNTT da NR 37 com o objetivo de acompanhar a implantação da nova norma.

Saiba mais aqui sobre a NR 37 e as alterações nas demais NRs

 

Grife Amissima é autuada por trabalho escravo

O veículo The Intercept Brasil divulga nesta terça-feira, 18 de dezembro, denúncia de envolvimento da grife Amissima com trabalho análogo à escravidão. A matéria foi construída com base em ação de Auditores-Fiscais do Trabalho em São Paulo, que encontraram trabalhadores reduzidos a condições degradantes em pelo menos duas das 25 oficinas de costura que produzem exclusivamente para a marca. A Fiscalização do Trabalho, de acordo com o veículo, também apontou que as outras 23 oficinas apresentam indícios de condições semelhantes, o que será verificado em desdobramentos da operação.

Clique aqui e acesse a íntegra da matéria.

 

Auditores-Fiscais resgatam 54 trabalhadores em situação análoga à de escravos no Piauí

Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 54 trabalhadores em situação análoga à escrava em uma fazenda de cultivo de soja no município de Baixa Grande do Ribeiro, sul do Piauí. Segundo o Auditor-Fiscal Robson Waldeck, havia entre eles quatro adolescentes.

Saiba mais aqui.

 

Órgãos firmam parceria para reforço da fiscalização das condições de trabalho em plataformas de petróleo

Um Termo de Cooperação Técnica entre diversos entes públicos – incluída a Auditoria-Fiscal do Trabalho – vai possibilitar o reforço da fiscalização das condições de trabalho nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás do País. Em 18 de dezembro, o Ministério do Trabalho; Ministério Público do Trabalho; Marinha do Brasil; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, oficializaram a parceria.

Acesse aqui mais informações.

 

MG: Fiscalização do Trabalho verifica cumprimento da jornada de motoristas profissionais

Auditores-Fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes – Getrac, da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG e da Gerência Regional do Trabalho em Varginha (MG) realizaram operativo na BR-267, na região de Varginha, para fiscalizar o cumprimento da lei que trata da jornada de trabalho de motoristas profissionais. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 19 de dezembro, com o apoio da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Minas Gerais.

Acesse aqui a reportagem completa.

 

PE: Crianças de ONG que previne trabalho infantil ganham festa natalina

Auditores-Fiscais do Trabalho que atuam no combate ao trabalho infantil, servidores administrativos e terceirizados da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco – SRT/PE promoveram uma tarde festiva para 150 crianças carentes e filhos de funcionários na sexta-feira, 14 de dezembro. Elas têm entre 6 e 10 anos e são atendidas por uma ONG que atua na prevenção ao trabalho infantil. 

Veja mais aqui.

 

Integrantes do Mosap analisam conjuntura política e desafios para 2019

Os integrantes do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas – Instituto Mosap, do qual o SINAIT participa, realizaram, nesta terça-feira, 18 de dezembro, a última reunião do ano, no prédio sede da entidade, em Brasília (DF). Na pauta, análise da conjuntura política e desafios futuros frente à nova legislatura e Executivo. Participaram da reunião os diretores do Sindicato Nacional Marco Aurélio Gonsalves e Orlando Vila Nova.

Para mais informações, clique aqui.

 

CLT: Lei acrescenta dispositivo ao artigo 473

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União – DOU desta terça-feira, 18 de dezembro, a Lei 13.767/2018, que acrescenta o inciso XII ao artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O referido artigo diz respeito às situações em que o trabalhador poderá deixar de comparecer ao local de trabalho. O inciso XII, acrescido ao texto, permite que o empregado se ausente até três vezes ao ano para fazer exames preventivos de câncer, com a devida comprovação.

Leia mais aqui.

 

TRF1 afirma que crime de trabalho escravo não prescreve

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 considerou imprescritível o crime de trabalho análogo ao de escravo ao avaliar um caso ocorrido há 18 anos. Com isso, negou o pedido de trancamento de um procedimento de investigação criminal aberto pelo Ministério Público Federal e que pode levar à denúncia perante à Justiça e à punição de responsáveis por uma fazenda no Sul do Pará.

Leia mais aqui.

 

Eternit é condenada a pagar tratamento vitalício para expostos ao amianto

A Eternit, fabricante de telhas e caixas d'água e uma das poucas do país que ainda utiliza fibra do amianto, foi condenada a pagar tratamentos vitalícios para ex-trabalhadores da empresa no Rio de Janeiro. A decisão é de primeira instância, da 1ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Assinada pela juíza Raquel de Oliveira Maciel na última semana, a sentença foi resultado de uma ação civil pública impetrada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto – Abrea e endossada pelo Ministério Público do Trabalho – MPT.

Saiba mais aqui.