27 Dez

Encerrada campanha nacional de prevenção de acidentes

Publicada em: 27/12/2018

Por Dâmares Vaz, com informações do Ministério do Trabalho

Edição: Nilza Murari

A Inspeção do Trabalho realizou, de janeiro a novembro de 2018, 1.986 fiscalizações em todo o Brasil relacionadas ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, cujos componentes são responsáveis pela prevenção de doenças e acidentes nas mais diversas empresas. Também verificou 3.861 situações de trabalho sujeitas a queda.

Os dados foram apresentados no encerramento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes – Canpat de 2018, em cerimônia no dia 20 de dezembro, em Brasília.

Promovida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho – SIT/MTb, a campanha teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre o adoecimento ocupacional e as quedas relacionadas ao trabalho em altura.

O coordenador da campanha, o Auditor-Fiscal do Trabalho José Almeida, lembrou que o Brasil é considerado um dos campeões em acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais no mundo. “A Organização Internacional do Trabalho, a OIT, estima que a perda em decorrência desses acidentes atinge 4% do PIB de um país. Então, temos mais de R$ 200 bilhões perdidos, anualmente, no Brasil. Isso significa dias parados, perda de produtividade, de competitividade, perdas na saúde do trabalhador, perdas para o empregador – afetando todas as pessoas”, alertou.

Um dos pontos altos da iniciativa nesta edição foram as ações em escolas, para demonstrar que a prevenção de acidentes é um cuidado de todos, não importa a idade. Por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e a Empresa Brasil de Comunicação – EBC, o ministério levou às crianças e aos adolescentes o primeiro concurso da Canpat, para premiar os melhores desenhos, frases e redações sobre a temática.

Também foram produzidas três cartilhas, que estão disponíveis no site da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – Enit, sobre trabalho em altura e NR 35 para as pequenas empresas; sobre adoecimento ocupacional, e sobre manutenção em fachadas. Acesse aqui.

Máquinas agrícolas

Na cerimônia de encerramento, ainda foi apresentado ao público o Manual de Fiscalização de Segurança e Saúde do Trabalho em Máquinas Agrícolas Autopropelidas, produzido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abmaq, com a participação do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho - DSST/MTb.​