04 Fev

Na mídia: Programa Opinião Minas enfocou os 15 anos da Chacina de Unaí

Publicada em: 04/02/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

A repórter Érica Vieira do programa Opinião Minas da Rede Minas entrevistou o delegado sindical do Sinait em Minas Gerais, Marcelo Campos, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho Adriana Souza, sobre a Chacina de Unaí, a história da tragédia e as postergações jurídicas que envolvem o caso. O programa foi gravado e exibido na TV Rede Minas no dia 31 de janeiro.

Marcelo Campos fez um relato histórico dos 15 anos da Chacina de Unaí. Ele falou sobre a morte dos três Auditores-Fiscais do Trabalho – Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva – e do motorista do Ministério do Trabalho Ailton Pereira de Oliveira. O assassinato ocorreu no dia 28 de janeiro de 2004, no município de Unaí, e até hoje os mandantes e intermediários, apesar de condenados, continuam soltos.

A procuradora Adriana Souza relatou as ações e os recursos interpostos durante o caso. Também falou sobre a sessão ocorrida no dia 19 de novembro de 2018 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TFF1, que anulou o julgamento de Antério Mânica – um dos mandantes, e reduziu as penas de Norberto Mânica – mandante, Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro, intermediários.

Assista aqui a íntegra do programa.