07 Fev

Sindicato congratula ANPT por aniversário de 40 anos

Publicada em: 07/02/2019

Por Dâmares Vaz, com informações da Agência Senado

Edição: Nilza Murari

O SINAIT congratula a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT, que nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, completa 40 anos de fundação. O diretor Marco Aurélio Gonsalves e o delegado sindical do Piauí, Alex Myller, participaram da Sessão Solene no Senado Federal que marcou a data.

Com 960 procuradores do Trabalho filiados, a ANPT congrega 98% dos membros do Ministério Público do Trabalho – MPT. Para o presidente da Associação, Ângelo Fabiano Farias, entre as grandes conquistas nesses 40 anos estão a independência do Ministério Público e sua missão de defender os direitos coletivos.

Participaram ainda da solenidade procuradores do Trabalho; o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Lélio Bentes Correa; o senador Paulo Paim (PT/RS), autor do requerimento de realização da sessão e que a presidiu, entre outros parlamentares e representantes de entidades ligadas ao Direito do Trabalho.

Nos pronunciamentos, a tônica foi a defesa do fortalecimento dos órgãos de proteção dos direitos sociais, além de críticas ao desmantelamento do sistema protetivo dos trabalhadores em razão das recentes alterações na legislação trabalhista.

O procurador-geral do Trabalho chegou a fazer um apelo aos congressistas: “Câmara e Senado haverão de ter a sensibilidade de não transformar o Brasil em guerra fratricida entre trabalhadores e empregadores. O Brasil precisa crescer, mas os trabalhadores não podem ser expostos a condições análogas às de escravo, o que envergonha o País diante do mundo.”​