11 Fev

RN - Auditores-Fiscais do Trabalho são capacitados para uso de nova ferramenta de inspeção

Publicada em: 11/02/2019

Por Andrea Bochi, com colaboração de Isadora Morena (DS/RN)

Edição: Nilza Murari

Auditores-Fiscais do Trabalho de Natal e Mossoró (RN) se reuniram de 6 a 8 deste mês, para estudar o funcionamento de uma nova ferramenta que deverá otimizar o trabalho da fiscalização – o sistema Khronos. O curso foi promovido pela Escola Nacional de Inspeção de Trabalho – Enit, com apoio da Delegacia Sindical do SINAIT no Rio Grande do Norte – DS/RN.

A capacitação foi realizada no auditório da Superintendência Regional do Trabalho – SRT/RN e contou com a participação de 46 Auditores-Fiscais durante os quatro turnos, que totalizaram 16 horas/aula. Os instrutores, Magno Cavalcante da Silva e Leonardo Wayland Torres Silva, conduziram as atividades.

O software foi desenvolvido para auxiliar os Auditores-Fiscais do Trabalho a detectarem infrações nas jornadas de trabalho, como excesso de horas trabalhadas, não concessão de descanso, entre outros, e assim facilitar a autuação das empresas fiscalizadas. O Khronos também permite que se realize o cálculo do reflexo da infração na folha de pagamento para fins de cobrança de pagamento de horas não pagas aos empregados e recolhimento de FGTS.

O Auditor-Fiscal do Trabalho Alexandre Bezerra Medeiros, um dos participantes do curso, defende a necessidade de fiscalizar a jornada de trabalho. “É importante assegurar uma quantidade máxima de trabalho que não cause prejuízo à saúde do trabalhador”. Segundo ele, há uma correlação direta entre excesso de jornada e empregados encaminhados ao INSS. “Um curso como este estimula os Auditores-Fiscais a utilizarem ferramentas que permitem uma fiscalização mais eficaz da jornada de trabalho, do controle dos registros de ponto”.

Para Medeiros, isso faz com que os Auditores-Fiscais busquem conscientizar as empresas do respeito à jornada de trabalho, não só para evitar que a empresa pague hora extra, mas para que a saúde do trabalhador seja preservada.

Após o encerramento do curso, os participantes se confraternizaram em uma feijoada oferecida pela Delegacia Sindical do SINAIT no Rio Grande do Norte.​