08 Mar

8 de março – Dia Internacional da Mulher, Dia de Luta

Publicada em: 08/03/2019

O Dia Internacional da Mulher comemorado mundialmente no dia 8 de março sempre nos remeteu às históricas lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, igualdade social e racial, entre outros muitos direitos. A data frisa a importância da mulher na sociedade e é comum nesse dia, as mulheres receberem homenagens.

O histórico de conquistas até aqui é inquestionável. Mas, ainda há muitos desafios a serem superados. Por um lado, a violência física que aumentou assustadoramente e mulheres têm sido com frequência vítimas da brutalidade e machismo de seus companheiros.

Além disso, a proposta de reforma da previdência apresentada ao Congresso, este ano, retira direitos conquistados com a brava luta no passado e eleva o tempo para a aposentadoria das mulheres. Esquecendo que elas trabalham dentro e fora de casa e que seus turnos são estendidos com a organização da casa e cuidados com os filhos.

A comemoração oficial do Dia Internacional da Mulher aconteceu em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o Dia Internacional da Mulher. Desde então, todos os países reconhecem a data e a celebram.

O SINAIT celebra e homenageia as trabalhadoras brasileiras, em especial as Auditoras-Fiscais do Trabalho, que lutam diariamente para levar dignidade às outras mulheres na defesa de seus direitos trabalhistas.