29 Out

PI: Auditora-Fiscal do Trabalho grava vídeo-aula que ensina a cultura da prevenção de acidentes entre jovens e crianças

Publicada em: 29/10/2019

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari 

A Auditora-Fiscal do Trabalho e coordenadora dos Projetos de Segurança e Saúde no Estado do Piauí, Flávia Lorena Cardoso Lopes, gravou uma vídeo-aula para o canal Educação do estado, como parte das atividades do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. O objetivo da aula é promover a cultura da prevenção entre os jovens. Esta atividade faz parte da CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

A aula será transmitida inicialmente para os quatro gerentes regionais de educação de Teresina e os 21 do interior, além de diretores das escolas. 

Além disso, a aula será repassada aos professores, que desenvolverão o tema em uma aula para os alunos. De acordo com a Auditora-Fiscal, a Secretaria de Educação emitirá um normativo tornando a aula obrigatória e cada escola deverá comprovar a execução do plano de aula. 

Segundo Flávia fomentar a discussão sobre a saúde e segurança dentro das escolas vai ao encontro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente em relação às competências - Trabalho, Conhecimento e Cidadania. Este trabalho proporcionará aos alunos a oportunidade de discutir sobre riscos existentes em suas residências, em suas escolas e nos locais de trabalho de seus pais. "O objetivo maior é formar cidadãos conscientes de que é direito de todos um ambiente de trabalho seguro e salubre, bem como um olhar “prevenido” sobre riscos que possam comprometer sua segurança e saúde em casa, na escola e futuramente no trabalho. Essa aula representa o início de um trabalho que está sendo construído junto às escolas estaduais. Acreditamos que implantando a cultura da prevenção nas escolas, conseguiremos a longo prazo diminuir o número de acidentes no Estado", disse a Auditora-Fiscal.

Sobre o Dia

A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu 10 de outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, ou seja, estabeleceu um dia a ser dedicado ao tratamento dessa temática no ambiente escolar. Tradicionalmente, as expressões segurança e saúde vêm sendo empregadas em conjunto para designar problemas ligados ao mundo do trabalho, com pouca inserção na realidade escolar.​