22 Nov

37º Enafit – Tribuna livre

Publicada em: 22/11/2019

Por Cláudia Machado

Edição: Nilza Murari

Na quinta-feira, 21 de novembro, aconteceu a Tribuna Livre, o espaço mais democrático de todo o Enafit, que permite aos Auditores-Fiscais do Trabalho presentes no evento, expor suas ideias, divergir, propor e buscar caminhos para ampliar o debate acerca dos rumos da representação da categoria.

Vários enafitianos enalteceram a programação técnica do 37º Encontro Nacional, que consideraram consistente, rica e importante para capacitação. Na opinião de alguns, o Sindicato precisa fazer uma série histórica de participação para que o Enafit não se transforme em um evento de aposentados. Todos consideram que estes são importantes e fazem parte da história da categoria, porém é necessário trazer os mais jovens para o debate, uma vez que o Enafit é um espaço técnico, político e social.

Houve quem viu avanços significativos da comunicação do SINAIT e o Sindicato foi elogiado pela distribuição da agenda de 2020 durante o Enafit, medida que economiza recursos com postagem e mostra que os Auditores-Fiscais do Trabalho são ouvidos, pois esta foi uma demanda apresentada na Tribuna Livre do Encontro de 2018, realizado em Cuiabá.

Outros Auditores-Fiscais do Trabalho culparam a diretoria do Sindicato pelo que consideram falta de ampliação do debate e de espaço para participação. Neste sentido, a diretoria do Sindicato se posicionou dizendo que tudo o que ocorre é discutido com a categoria e que críticas são sempre aceitas, desde que verdadeiras, pois julgamentos falsos podem levar colegas a uma interpretação também inverídica, o que não contribui para o engrandecimento da categoria nem do Sindicato.