26 Nov

Santos (SP): ato unificado contra o plano ‘Mais Brasil’ chama atenção para o desmonte do serviço público

Publicada em: 26/11/2019

O SINAIT foi representado na mobilização pela Auditora-Fiscal do Trabalho Carmem Cenira

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

A Auditora-Fiscal do Trabalho de Santos (SP), Carmem Cenira, representou o SINAIT no ato unificado contra o plano ‘Mais Brasil’, realizado pela Frente Sindical Classista da Baixada Santista, nesta segunda-feira 25 de novembro.

Com o lema "A culpa não é do servidor" diversas categorias se reuniram nas escadarias do Fórum de Santos para protestar contra as investidas do governo contra o serviço público. Os servidores chamaram a atenção da população para o pacote de maldades encaminhado pelo governo ao Senado, que vai afetar também os direitos da sociedade, com a precarização dos serviços públicos que vai tornar ainda mais difícil o acesso a direitos previstos na Constituição.

As Propostas de Emendas à Constituição – PECs nº 186, 187 e 188, que tramitam no Senado, eliminam uma série de direitos dos servidores que já estão na ativa: revisão geral anual de salários; pagamento de passivos trabalhistas; reajuste ou adequação de valores salariais e de benefícios; progressão e promoção nas carreiras, entre outros. Além de autorizar, por ato normativo dos poderes, a redução salarial e de jornada em até 25% e a diminuição de gastos com funções comissionadas e cargos em comissão em até 20%.

O Planalto também pretende enviar à Câmara dos Deputados uma nova PEC, da ‘reforma’ administrativa – com a qual pretende acabar com a estabilidade no emprego para os novos servidores, entre outros ataques.

Participaram do protesto representantes dos sindicatos de servidores públicos municipais, estaduais e federais, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP – Apeoesp, da Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo – Assojubs, do judiciário estadual da Baixada Santista e do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo - Sintrajud, Policiais Civis de Santos e Região, entre outros.

Clique aqui para ver o vídeo da Frente Sindical Classista da Baixada Santista.​