05 Dez

SINAIT reitera pedido de reconsideração do processo de revisão das NRs

Publicada em: 05/12/2019

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari 

O SINAIT volta a denunciar o processo de desmonte das Normas Regulamentadoras – NRs de Segurança e Saúde no Trabalho – SST, que tem desconsiderado o debate e a deliberação tripartites. Da forma como vem sendo conduzido o processo de revisão e alteração das NRs não é possível que se alcance resultados alinhados com as demandas contemporâneas. 

A NR 32, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, está sob consulta pública. Mais uma vez, o SINAIT alerta para o fato de que as medidas que vêm sendo adotadas representam um imenso retrocesso social. 

É urgente a revisão de estratégia e da condução desse processo por parte do governo, a fim de salvaguardar a própria política nacional de redução de doenças e acidentes do trabalho. 

Para o presidente do SINAIT, Carlos Silva, as NRs representam proteção ao trabalhador porque reúnem aspectos de SST e do meio ambiente de trabalho. Servem para proteger o trabalhador de ambientes agressivos que matam ou mutilam. 

Em correspondência ao subsecretário de Inspeção do Trabalho, Celso Amorim, encaminhada em agosto deste ano, o Sindicato solicita que a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT determine reuniões técnicas no âmbito das unidades regionais para que os Auditores-Fiscais do Trabalho discutam o tema e consolidem o resultado dos debates em um documento.​