08 Jan

Retrospectiva 2019 – CIIT reúne representantes de quatro países para discutir mudanças no mundo do trabalho

Publicada em: 08/01/2020

Publicada em 17 de maio de 2019

Debate está alinhado com as preocupações da OIT, que este ano celebra seu centenário com reflexões sobre como essas transformações afetarão a segurança e a saúde no trabalho e a importância da prevenção

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

Representantes da Inspeção do Trabalho do Brasil, Espanha, República Dominicana e Uruguai participaram da primeira reunião ordinária anual da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho – CIIT, na sede do SINAIT, em Brasília. Durante três dias, de 14 a 16 de maio, eles discutiram as mudanças legislativas no mundo do trabalho que impactam a vida de milhões de trabalhadores e buscaram alternativas para o enfrentamento deste problema.

É a primeira vez que a Confederação recepciona representantes da República Dominicana. “A contribuição da República Dominicana é bem-vinda para enriquecer o debate com a troca de experiências”, disse o vice-presidente da CIIT, José António Pastoriza Fontoura.

Neste ano em que é celebrado o Centenário da Organização Internacional – OIT, a entidade divulgou um relatório que avalia como a transformação do mundo do trabalho afetará a segurança e a saúde no trabalho no futuro. Alinhado com estas preocupações, o presidente do SINAIT, Carlos Silva, ressalta a importância das contribuições dos integrantes dos quatro países. “É importante trazer luz às situações enfrentadas por esses países para que juntos possamos fortalecer a luta no combate à precarização no mundo do trabalho, com o propósito de reforçar a prevenção para salvar vidas e criar ambientes de trabalho mais saudáveis”, avaliou.

O presidente da Confederação, Sergio Voltolini, do Uruguai, avalia que a reunião pode ser considerada histórica por ter sido a primeira com a participação de um Inspetor do Trabalho da República Dominicana. Para ele, é fruto da visita que ele e José Antônio Pastoriza Fontoura fizeram ao país. “Muitos problemas já foram resolvidos após nossa visita e, após um ano, a República Dominicana é membro da Confederação, fortalecendo a entidade.”

Voltolini também considerou positivas as deliberações em relação à realização da 11ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, dentro da programação do 37º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, de 17 a 22 de novembro, em Aracaju (SE). O tema que será abordado no painel da Jornada será “Precarização do emprego pela tecnologia – trabalhadores de aplicativos”. Além disso, ele ressalta a realização do 8º Encontro Nacional dos Inspetores do Trabalho do Uruguai – Enaitu, que será realizado em Montevidéu nos dias 12 e 13 de dezembro.

A reunião ordinária terminou nesta quinta-feira, 16. Pelo Brasil participaram, além de  José Antônio Pastoriza Fontoura, os diretores do SINAIT Rosângela Silva Rassy e Francisco Luís Lima, que também é tesoureiro da CIIT. Pelo Uruguai, o presidente da CIIT, Sérgio Voltolini, e os inspetores Sandra Huidobro e Fabio Ricca; pela República Dominicana, Leonardo Nunez; e pela Espanha, Ana Ercoreca. O Auditor-Fiscal do Trabalho José Cláudio Gomes, da Associação Gaúcha dos Inspetores do Trabalho – Agitra e ex-presidente do SINAIT, também participou do debate como convidado.