07 Fev

38º Enafit – Comissão tem primeira reunião de trabalho em Porto de Galinhas (PE)

Publicada em: 07/02/2020

Por Nilza Murari

A organização do 38º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit já está em andamento. Nos dias 5 e 6 de fevereiro integrantes da Comissão Organizadora do evento se reuniram em Porto de Galinhas para tomar as primeiras decisões das quais decorrem todas as providências para a realização do Encontro.

Porto de Galinhas, um bairro do município de Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife, é um destino que tem sido cada vez mais procurado para a realização de eventos corporativos do porte do Enafit. Vários hotéis e resorts oferecem espaços para Convenções, com estruturas e propostas que atendem ao formato do Encontro Nacional.

A Comissão Organizadora fez visitas técnicas aos espaços mais adequados ao evento. De acordo a disponibilidade de datas dos locais em análise, ficou decidido que o 38º Encontro será realizado de 20 a 25 de setembro. A escolha do local ainda depende de negociações que estão sendo conduzidas pelo SINAIT e pela empresa organizadora, a Arquiteta. Essa informação será divulgada em breve, assim como a tabela de inscrições e as opções para aquisição dos pacotes de hospedagem, para que os Auditores-Fiscais do Trabalho e seus acompanhantes se organizem. É sempre bom lembrar que esse ano, o Encontro acontece mais cedo, em setembro.

Outro item importante foi a escolha do tema do 38º Enafit. Na discussão pesou a preocupação do Sindicato Nacional e da categoria com o futuro da Inspeção do Trabalho diante de todas as transformações que foram, estão e ainda serão promovidas no âmbito das relações de trabalho e da administração pública. Por isso, o tema que vai fazer a ligação de todos os debates será “A Auditoria-Fiscal do Trabalho essencial para o futuro”.

O start na formatação das programações técnica e cultural também foi dado. Temas e as possíveis abordagens foram levantados, considerando os assuntos mais importantes para a Auditoria-Fiscal do Trabalho. A terceira edição da Corrida contra a Escravidão é mais um evento que reúne a categoria e a sociedade pela causa da erradicação do trabalho escravo e deverá ser organizada para ocorrer no dia 20 de setembro.

Carlos Silva, presidente do SINAIT, considera que a primeira reunião foi muito produtiva. “Este ano a Comissão Organizadora tem menos tempo para preparar o Encontro. Então, as reuniões devem ser ainda mais objetivas. A experiência de quem já participou da organização de outros Encontros e as novas ideias de quem vem para agregar farão deste Enafit um evento de discussões muito qualificadas e com os temas necessários para o fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho”.

A Comissão Organizadora se reunirá novamente em março. Nesse intervalo, o SINAIT e a Delegacia Sindical de Pernambuco, além da empresa Arquiteta, continuarão trabalhando quotidianamente para providenciar tudo o que é preciso para que o Encontro se realize da melhor forma possível.​