10 Fev

Fonasefe: finalizada pauta unificada que será entregue ao governo nesta terça-feira, 11

Publicada em: 10/02/2020

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe finalizou na tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro, a pauta unificada que deverá ser apresentada ao governo nesta terça-feira, 11 – confira aqui o documento. O grupo reuniu-se na sede do SINAIT, em Brasília. O Sindicato foi representado pelo diretor Marco Aurélio Gonsalves.

Amanhã, às 14 horas, as entidades integrantes do Fórum promovem uma mobilização na Esplanada dos Ministérios, a fim de entregar o documento ao Ministério da Economia. A concentração será em frente ao bloco P.

Além da pauta unificada, o Fonasefe discutiu estratégias de reação à reforma administrativa e aos recentes ataques do governo aos servidores – na última sexta-feira, 7, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou servidores públicos a “parasitas” que habitam um hospedeiro que está morrendo, o Estado brasileiro.

Entre os pontos definidos, uma nota de repúdio às declarações do ministro deverá ser publicada nos próximos dias. Na quinta-feira, 13 de fevereiro, as assessorias de imprensa das entidades vão se reunir para definir ações de comunicação. Na sexta-feira, 14, é a vez do coletivo dos departamentos jurídicos das filiadas debaterem possíveis medidas judiciais em relação à fala de Guedes.

Ato no Nereu Ramos

O Fonasefe também fechou detalhes de sua participação no ato político com as Centrais Sindicais que ocorre nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Diversas entidades trarão servidores ao evento, que começa às 9h. Na programação, a parte da manhã será toda dedicada às manifestações das centrais sindicais, entidades e parlamentares.

Na parte da tarde, ocorrerá o seminário A Reforma Administrativa, com três palestras que irão tratar de funcionalismo público, de ajuste fiscal e de privatizações. O ato deverá ir até as 17h.

A organização recomenda a quem for participar que chegue no local às 8h, para evitar transtornos no acesso ao Nereu Ramos.​