20 Fev

25 anos do Grupo Móvel: SINAIT e Auditores-Fiscais constroem agenda comemorativa

Publicada em: 20/02/2020

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

Avança a organização de atividades que marcarão o aniversário, em maio, dos 25 anos de atuação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM, que faz o combate ao trabalho escravo no Brasil. Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, ocorreu mais um encontro em Brasília, na sede do SINAIT, para definição das atividades comemorativas. A reunião contou com a participação do presidente do SINAIT, Carlos Silva, da vice-presidente da entidade, Rosa Maria Campos Jorge, e das diretoras Ana Palmira Camargo e Vera Jatobá, e dos Auditores-Fiscais do Trabalho Matheus Alves Viana e Marcelo Campos, da Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo – Detrae, ligada à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT. 

Os dirigentes do SINAIT e os representantes da SIT debateram agenda, programação e atividades que farão parte da semana comemorativa. De acordo com Carlos Silva, o objetivo da programação é dar visibilidade à atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no combate à escravidão contemporânea. “Ao longo destes 25 anos, a categoria conseguiu efetivar com solidez as práticas integradas na Política Nacional do Brasil para a Erradicação do Trabalho Escravo”. 

Enfatizou que a história do Grupo Móvel foi construída a partir da Auditoria-Fiscal do Trabalho que conseguiu reunir instituições e autoridades brasileiras em prol da erradicação do trabalho escravo no país. “A interlocução das instituições possibilitou um caráter interinstitucional importante e necessário do Grupo Móvel no combate ao trabalho escravo”. 

Além disso, destacou o presidente, a semana comemorativa visa reconhecer o esforço cooperativo e vitorioso do Grupo Móvel. “A constituição, parceria e competência das ações do Grupo Móvel são reconhecidas. Vamos, na semana, dar visibilidade ao sucesso desta prática que é reconhecida e exitosa no mundo”. 

A programação e as datas estão em construção e serão posteriormente divulgadas.​