03 Abr

SINAIT solicita a centrais sindicais o envio de denúncias sobre infrações trabalhistas

Publicada em: 03/04/2020

Em meio à pandemia do coronavírus, Sindicato pede apoio dos trabalhadores para identificar onde a atuação da fiscalização será prioritária

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

O SINAIT encaminhou carta à Central Geral dos Trabalhadores do Brasil  – CGTB, Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST, Pública – Central do Servidor e União Geral dos Trabalhadores – UGT solicitando a essas entidades que encaminhem ao Sindicato denúncias de situações que exigem a atuação da Fiscalização do Trabalho, principalmente sobre infrações que coloquem em risco a vida dos trabalhadores. 

A carta informa que o Sindicato criou a Comissão Técnica – Covid-19/SINAIT que está analisando todas as denúncias e sugestões recebidas pelo e.mail covid19@sinait.org.br e pelo WhatsApp (61) 99308-7005, para as quais estão sendo dados os encaminhamentos necessários. 

“... É preciso garantir a maior proteção e segurança possíveis aos trabalhadores, que continuam a exercer suas atividades em meio à pandemia do coronavírus. É preciso defendê-los da exploração em relação a jornadas exaustivas, falta de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e segurança nos ambientes de trabalho”, diz o documento.

Também foi encaminhada às entidades sindicais o primeiro informativo da  Comissão Técnica – Covid-19/SINAIT com notícias sobre a  atuação dos  Auditores-Fiscais do Trabalho para conter a disseminação do coronavírus.

Veja aqui o documento.