15 Mai

Covid-19 – Fonasefe pede a ministro da Economia que reavalie reabrir órgãos públicos a partir de 22 de maio

Publicada em: 15/05/2020

Por Nilza Murari

O Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, o qual o SINAIT integra, protocolou na tarde desta sexta-feira, 15 de maio, duas correspondências de igual teor a autoridades do Ministério da Economia, em razão da possibilidade de reabertura de unidades de serviço público a partir do dia 22 de maio. Os documentos foram dirigidos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e a Cleber Izzo, Diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério da Economia, abordando o perigo que se configura o retorno precoce de servidores públicos federais num período em que a contaminação pelo novo coronavírus ainda é muito alta. 

As cartas apresentam números de infectados e de vítimas fatais da doença, ainda sem tratamento eficaz e sem vacina para sua prevenção. Argumentam que o isolamento social é, ainda, o melhor instrumento para evitar que a contaminação avance com mais velocidade, o que acarretaria a sobrecarga do Sistema Único de Saúde – SUS.

O perigo se apresenta para os servidores e para a população. Há o risco de se contaminarem e de contagiar outras pessoas, em casa, nos atendimento ao público. O pedido é para que a determinação de reabertura seja reavaliado, o que seria uma medida de saúde coletiva.

Clique aqui para ler o ofício destinado ao ministro Paulo Guedes

Clique aqui para ler o ofício destina a Cleber Izzo.​